Porsche 911 tem vendas iguais às do JAC J3

Neste ano, tanto o Porsche 911 quanto o JAC J3 venderam apenas 80 unidades

Porsche 911 Crédito: Chegada da nova geração levou o carro a 175% de crescimento (Foto: Porsche)

A vida anda boa para a Porsche e péssima para a JAC. Neste ano, tanto o Porsche 911 quanto o JAC J3 tiveram 80 unidades vendidas no Brasil – de janeiro a junho.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

O mesmo número tem interpretações completamente diferentes para as duas montadoras. No caso da Porsche, estamos falando de um carro cujo preço inicial é de cerca de R$ 510 mil.

Continua depois do anúncio

Além disso, o 911 tem versões que custam mais de R$ 1 milhão. Outro ponto a favor do Porsche é o crescimento que teve em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi de nada menos que 175%.

Isso num contexto em que a indústria de carros de luxo, como um todo, está caindo (leia aqui). A Porsche, aliás, é a única marca premium que cresce no Brasil.

A razão do amplo crescimento é a chegada da nova geração do 911. O esportivo ficou mais caro, mas também muito mais moderno e tecnológico – num segmento nada sensível a preço.


O J3, por outro lado, custa R$ 37.990. É mais barato que os modelos de mesmo porte – que, aliás, são os líderes do mercado.

Os carros com que o J3 deveria concorrer são Onix, HB20 e Ka, por exemplo. A marca chinesa, porém, vem há anos enfrentando problemas no Brasil.

De um início promissor, tendo Faustão como garoto-propagando, a marca foi vendo suas vendas despencarem. Várias concessionárias fecharam.


 

FATORES

As razões foram, entre outras, as políticas destinadas pelo Inovar-Auto (regime automotivo que está em fim de ciclo) aos importadores. Para uma marca de baixo custo, como a JAC, alta de imposto pesa bastante.


Outro fator importante é a defasagem do carro, que foi perdendo espaço diante da modernização dos modelos brasileiros desse segmento.

Por fim, o brasileiro, principalmente os que compram carros mais simples, são muito sensíveis a fatores como pós-venda e desvalorização. A JAC não conseguiu ainda a confiança desses clientes, que optam por marcas mais tradicionais ou, ao menos, mais mundialmente relevantes.

 


GALERIA: OS CARROS MAIS CAROS DO MUNDO

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio