Os SUVs que se deram mal. E bem

T-Cross entra na briga pelo ‘top 3’ dos SUVs compactos

Volkswagen T-Cross Crédito: Fotos: Valeria Gonçalvez/Estadão

Que mês interessante para os SUVs à venda no Brasil. Em agosto, houve uma leve embaralhada no ranking do segmento, com grandes destaques, como Creta e T-Cross. Houve também aqueles que se deram mal.

Nessa análise do segmento mais badalado do Brasil em agosto, vamos começar com a turma que não foi muito feliz, seja em posição no ranking ou em vendas.

 

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

 

Desse grupo, foi o Kicks o maior derrotado do mês. O modelo da Nissan, que vem brigando com o Creta pela terceira posição no segmento – e pela segunda, considerando só os compactos -, foi apenas o sexto mais vendido no mês passado.


 

Quando se descarta o Compass, que é médio, e se considera só os compactos, o Kicks foi o quinto colocado. Trata-se da pior posição do modelo da Nissan neste ano.


Nissan Kicks

 

Outros dois que estão na lista dos modelos que se deram mal, mas com uma queda menos notável, são o Compass e o Duster.

O Compass foi o terceiro SUV mais vendido em agosto. Em 2019, vinha aparecendo sempre na segunda posição. Porém, em julho, havia sido o mais vendido.


Por isso, ante o mês anterior, o Compass perdeu duas posições no ranking em agosto. Já o Duster, que teve ótimo desempenho no mês de junho, e regularmente é o oitavo mais vendido da categoria, desta vez não passou da décima posição.

 

Veja também: Os carros mais vendidos em agosto de 2019


Veja mais: detalhes da galeria

 

Creta e T-Cross

Se o Kicks não se destacou em agosto, a história foi bem diferente para Creta e T-Cross. O modelo da Hyundai, que vinha se destacando em todos os resultados parciais do mês passado, conseguiu uma proeza. Foi o SUV mais vendido.

Isso não apenas entre os compactos, mas considerando todo o segmento. O Creta somou nada menos do que 6.643 emplacamentos. Trata-se do melhor resultado de um SUV em 2019, em números absolutos.


 

LEIA TAMBÉM

 


O outro SUV que tem razões de sobra para comemorar é o T-Cross. Ele obteve sua melhor posição do ano e, de uma vez, deixou HR-V e Kicks para trás.

Com 4.224 unidades vendidas, o T-Cross foi o quarto carro mais vendido da categoria. Considerando apenas os SUVs compactos, o T-Cross ficou com a terceira colocação, atrás apenas de Creta e Renegade (segundo tanto no geral quanto entre os pequenos).

T-Cross em destaque

O que aumenta o mérito do T-Cross é o fato de ele ter sido lançado neste ano. Seus primeiros meses foram ótimos. Quase de cara, já deixou para trás o EcoSport e se entrou na lista dos cinco mais vendidos.


 

 


Porém, almejar as posição de HR-V parecia um sonho um pouco mais distante. A do Kicks, então, era uma missão quase impossível para o T-Cross em 2019.

Pois, em agosto, ele surpreendeu, ao conseguir ganhar essas duas posições. A surpresa é ainda maior pelo fato de o T-Cross não ter versão específica para PCD.

Esse público vem sendo muito importante nas vendas de SUVs, e tem grande participação nos emplacamentos de Creta, Renegade e Kicks.


Do grupo dos cinco compactos mais vendidos, apenas T-Cross e HR-V não investem forte no público PCD.

Os 10 SUVs mais vendidos em agosto

Hyundai Creta – 6.643 unidades
2º Jeep Renegade – 5.188
3º Jeep Compass – 4.843
4º Volkswagen T-Cross – 4.224
5º Honda HR-V – 4.054
6º Nissan Kicks – 3.887
7º Ford EcoSport – 3.017
8º Renault Captur – 2.073
9º Chevrolet Tracker – 1.290
10º Renault Duster – 1.253

FONTE: FENABRAVE


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio