Um carro que é a cara da ‘Sessão da Tarde’

Crédito: (Fotos: Ricardo Teixeira)

Recebi do amigo Ricardo Teixeira fotos de uma perua dos anos 80, estacionada em uma típica rua americana, dessas que a gente vê em filmes, em Boston. O Marcos Rozen, do Museu da Imprensa Automotiva, logo reconheceu o modelo e me contou qual era: uma Caprice Estate, da Chevrolet, feita no fim dos anos 80.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Postei as fotos dessa Caprice no Instagram do blog e o @fabio_reato_chede fez o comentário que inspirou esse post: “Sensacional. Tem uma carra de filme da ‘Sessão da Tarde’ (da TV Globo). Bons tempos.”

Continua depois do anúncio

E tem mesmo, não é? Quem foi criança e adolescente nos anos 80 e 90, e passou muitas tardes daqueles bons tempos assistindo as inúmeras reprises de filmes americanos que são típicos da sessão vespertina da Globo, provavelmente também fará essa associação.

Quem se lembra de dar aquele fugidinha dos estudos e das tarefas da escola para assistir “A Lagoa Azul”, “Curtindo a Vida Adoidado”, “Os Goonies” e outros dramas, romances e comédias familiares? Tinha alguns filmes de ação também.

Um dos meus preferidos era “Admiradora Secreta”, com todos os ingredientes de filmes da “Sessão da Tarde” na época: adolescentes, colégio, romances complicados e aquelas roupas e cabelos que são um símbolo dos anos 80.


Modelo tem oito lugares

 

Ali, havia também algumas peruas, dos pais de Toni, Michael e Debbie, mas usadas também pelos três adolescentes em seus joguinhos quase infantis de sedução e tentativas frustradas de namoro.


A Caprice Estate é a “cara” desses carros. Ela não está em “Admiradora Secreta”, de 1985, mas o filme tem outras peruas no mesmo estilo, como uma Pontiac Catalina e uma Chevrolet Impala – sem contar um belo conversível Alfa Romeo Spider Veloce que, para mim, é o automóvel mais legal do filme.

Um pouco de história. A perua Caprice das fotos é da terceira geração, feita entre 1976 e 1989. O exemplar é um dos últimos daquela geração, representante da “leva” de modelos reestilizados em 1986 – e lançados como linha 1987.


A perua tem espaço para levar oito pessoas e transmissão automática de quatro marchas. Há alguns itens que eram luxo para aquela época, como retrovisores externos com acionamento elétrico, rádio AM/FM e faróis automáticos.

A linha de motores incluía unidades V6 e V8, com potências a partir de 170 cv.

Entre os clássicos da “Sessão da Tarde” dos anos 80 em que a Caprice Estate apareceu está “Nascido em Quatro de Julho”, drama de 1989 com Tom Cruise. A versão, porém, era da geração anterior à do exemplar das fotos.


 

GALERIA: ITENS DOS CARROS DE LUXO NOS ANOS 80

Veja mais: detalhes da galeria

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio