Você está lendo...
Segredo: SUV Honda ZR-V substituirá o WR-V em 2021
Mercado

Segredo: SUV Honda ZR-V substituirá o WR-V em 2021

Com foco na “geração Z”, o Honda ZR-V nascerá da plataforma do sedã Amaze e terá características de SUV

Diogo de Oliveira, special para o Estado

30 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Honda
Novo SUV compacto da Honda será revelado em maio de 2021 e deve se chamar ZR-V
Crédito:Honda/Divulgação

A Honda trabalha atualmente no projeto do novo SUV compacto para substituir o WR-V. Segundo a imprensa japonesa, o modelo será revelado em maio de 2021 e se chamará ZR-V.

O batismo é um aceno da montadora ao público mais jovem da “geração Z”, que compreende o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010.

Foto: Rushlane.com

Publicidade


Com menos de 4 metros, o Honda ZR-V está sendo desenvolvido na Índia. O comprimento é uma regra do mercado local, onde veículos menores pagam menos tributos.

Mas o segmento cresceu tanto nas vendas, que ganhou relevância e competidores. A Hyundai lançou o Venue; a Kia trouxe o primo-irmão Sonet; a Toyota revelou o Urban Cruiser; a Renault desenvolve o Kiger; e a Nissan lançará o Magnite, cotado no Brasil como opção abaixo do Kicks.

Foto: Honda/Divulgação

Menos crossover, mais SUV

Diferente do WR-V, o futuro ZR-V não nascerá do Fit, que trocou de geração no fim de 2019. A plataforma será a mesma do sedã pequeno Amaze. Isso trará uma mudança importante, já que o crossover atual é uma versão aventureira do hatch.

A Honda percebeu que os consumidores desse segmento querem mais do que um hatch com suspensão reforçada e maior altura em relação ao solo. Por isso, o ZR-V será convincente como SUV. O modelo terá formas e características de utilitário esportivo.

Foto: Honda/Divulgação

O design ainda é desconhecido, uma vez que o ZR-V sequer foi flagrado em testes. Mas com a proximidade do lançamento, é provável que novidades e imagens surjam em breve. No Japão, a imprensa espera uma influência do XR-V no visual. O modelo é uma versão chinesa do HR-V.

As informações sobre a mecânica também são preliminares. É esperado que o ZR-V ofereça a mesma gama de motores do sedã Amaze na Índia, com opções 1.2 a gasolina e 1.5 a diesel. Já em outros países, como o Brasil, o SUV pode usar o atual 1.5 aspirado do Fit, além do 1.0 turbo.


Estreia no Brasil vai demorar

Recentemente, a Hyundai trouxe duas unidades do Venue para testes na Argentina, o que indica que a nova categoria de SUVs pequenos deve ganhar corpo na América do Sul.

No caso da Honda, o ZR-V será comercializado nos mercados “emergentes”, o que inclui o Brasil. Porém, como o novo WR-V acabou de chegar às lojas daqui, é provável que o futuro SUV da marca japonesa faça a sua estreia no mercado brasileiro só em 2022.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião