16/06/2010 - 4 minutos de leitura.

20% dos carros rodam com pneus descalibrados

Pesquisa realizada pela Bridgestone na América Latina apontou que, na América Latina, são desperdiçados 264 milhões de litros de combustível ao ano por causa de pneus com pressão baixa. Levantamento envolveu quase 9 mil veículos

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Rafaela Borges

Nos principais países latino-americanos, um em cada cinco carros roda com pressão baixa em pelo menos um dos pneus. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Bridgestone com motoristas de sete países. Segundo informações da fabricante, isso aumenta o consumo de combustível, compromete a segurança e desgasta precocemente o componente.

A apuração foi feita em novembro e envolve 8.984 carros no Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela. O resultado mostrou que 20% dos motoristas rodam com a pressão 38% (ou 7 psi) abaixo do recomendado pela fabricante do veículo.

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Além disso, 14% dos modelos – verificados em centros automotivos e estacionamentos de shoppings, por exemplo – tinham pressão 9 psi inferior à determinada pelas montadoras. Nesse caso, há risco para a segurança, pois a dirigibilidade fica comprometida, de acordo com a Bridgestone.

A conclusão da pesquisa é que por causa da pressão baixa dos pneus, nesses países são desperdiçados por ano 264 milhões de litros de combustível, ou cerca de R$ 220 milhões.

Do total de verificações, 1.500 foram feitas no Brasil. Segundo o gerente de Engenharia da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, os resultados do levantamento aqui ficaram na média da América Latina.


O combustível desperdiçado no País por causa da baixa pressão dos pneus é de cerca de 64 milhões de litros por ano (ou aproximadamente R$ 58 milhões).

Consequências
Quadrelli explica que a pressão baixa aumenta a resistência ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível. Isso faz com que as emissões de poluentes também sejam maiores.

O executivo diz que a pesquisa também averiguou casos de pressão acima do recomendado, embora não tenha o porcentual dessas ocorrências. “Rodar com mais pressão nos pneus é menos prejudicial do que deixá-la baixa, mas pode reduzir sua durabilidade.”


A recomendação das fabricantes é calibrar os pneus a cada 15 dias e verificar como está a pressão sempre que o motorista parar no posto para reabastecer o carro. A pesquisa está em sua segunda edição na América Latina.

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