A Volkswagen está convocando os proprietários de 54.179 unidades dos modelos Jetta, Jetta Variant, Tiguan. Passat, Passat Variant, Passat CC, CC e o conversível EOS para atender a inspeção e instalação de um componente extra no conjunto da espiral de contato do air bag frontal do motorista.
De acordo com o comunicado, há a possibilidade de rompimento do cabo da espiral do air bag, devido a entrada de impurezas, como fios de cabelo ou tecidos, que a montadora usa como exemplo, em carros produzidos entre 26 de maio de 2009 até 14 de fevereiro de 2014.
Essa peça é responsável por manter o air bag funcional enquanto o volante está esterçado, podendo ocorrer perda da conexão elétrica em caso de rompimento. Se isso ocorrer, a bolsa não será inflada em caso de acidente com colisão, além de deixar a luz de alerta do air bag o tempo todo no painel.
O serviço de reparo leva cerca de 30 minutos e não tem qualquer ônus consumidor. A empresa está enviando carta aos proprietários dos veículos envolvidos na ação e coloca à disposição o telefone 0800-019-8866 e o site da empresa.