Você está lendo...
Aprenda a usar bem o ar-condicionado do carro
Manutenção

Aprenda a usar bem o ar-condicionado do carro

Confira dicas simples para melhorar a eficiência do sistema de ar-condicionado e resfriar a cabine mais rapidamente

Diego Ortiz

03 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ar-condicionado
Sistema de ar-condicionado precisa ser ligado mensalmente
Crédito:Foto: Cleber Bonato/Estadão
ar-condicionado

Garantir o bom funcionamento do ar-condicionado não consiste apenas em apertar o botão de ligar e ver se o sistema está resfriando o interior do carro. Há várias formas de se extrair o melhor do equipamento sem comprometer sua durabilidade.

+ Conheça o Instagram do Jornal do Carro

O compressor do sistema, por exemplo, exige bastante potência para funcionar. Se ficar ligado apenas na bateria, vai demandar muito do componente, que não irá resfriar direito. O ideal, sempre, é ligar o ar-condicionado com o motor do carro funcionando. Isso evita fadiga de todos os sistemas envolvidos e melhora o poder de resfriamento.

Publicidade


 

VÍDEO: SAIBA SE O NOVO C4 CACTUS ESTÁ MAIS PARA HATCH OU SUV

 


 

 

Ficar atento ao prazo de troca do filtro de pólen também é importante. Em condições normais de uso, a verificação deve ser de acordo com a recomendação da fabricante do veículo ou a cada seis meses.


A substituição dependerá do estado da peça. Em locais com muita poeira ou no caso de veículos que rodam muito em estradas de terra, pode ser necessário reduzir o intervalo entre as trocas. O filtro evita odores desagradáveis e garante o bom funcionamento do sistema.

O ideal é ligar o ar-condicionado por alguns minutos ao menos uma vez por semana, mesmo em dias frios. Se ficar muito tempo parado, o compressor pode perder lubrificação e não fazer o gás do sistema circular corretamente. Com isso, o interior do veículo vai demorar mais para chegar à temperatura desejada.

Usar o ar-condicionado com as janelas abertas deve ser evitado, pois isso reduz a eficiência do sistema. É até bom abrir os vidros antes de ligar o ar se o interior estiver muito quente. Isso ajuda a “expulsar” o calor da cabine e a equaliza a temperatura do ambiente.


Recirculação

Já a função de recirculação, que fecha as entradas e saídas do sistema e faz com que o ar fique circulando somente dentro do carro, não precisa estar sempre ligado. O recurso deve ser usado quando o local por onde o veículo está passando tem muita poeira ou fumaça.

Se for usado por muito tempo, o filtro poderá ter a durabilidade reduzida. O ideal é alternar seu funcionamento com o da circulação externa.

Deixe sua opinião