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GUILHERME WALTENBERG
O tapete do veículo serve para embelezar, isolar ruídos e, obviamente, manter o carpete limpo. A escolha do produto exige cuidados – escolhas malfeitas podem comprometer a segurança e, em casos extremos, causar acidentes. A associação de consumidores Proteste avaliou 31 tapetes de 11carros. Todos apresentaram algum risco.
Segundo a coordenadora de relações institucionais da associação, Maria Inês Dolci, a maioria dos produtos à venda prejudica o curso dos pedais. “Isso pode causar acidentes”, diz.
Em 2010, a Toyota foi obrigada a fazer recall do Corolla. O tapete não se fixava no assoalho do carro e podia prender o pedal do acelerador, causando aceleração contínua do motor.
Diretor da AEA, a associação de engenheiros, Marcus Aguiar recomenda usar sempre o original de fábrica, com corte adaptado e boa fixação.
Se o motorista quiser um modelo personalizado, o ideal é procurar os feitos especificamente para cada veículo. “Os universais demandam adaptações como clipes e cortes de fixação”, diz Francisco Satkunas, conselheiro da associação de engenheiros SAE.
Na JSR (3872-3340), na Lapa, os tapetes universais saem por R$ 50 e personalizados de carpete, por R$ 130. Na Auto 330 (3331-3321), no centro, os preços vão de R$ 45 a R$ 250.