Você está lendo...
Câmber e cáster errados causam desgaste irregular de pneus
Manutenção

Câmber e cáster errados causam desgaste irregular de pneus

Desgaste acelerado pode ocorrer se houver mudança no ângulo de câmber

Igor Macário

11 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Ângulo de câmber
Serviço
Crédito:Cambagem é corrigida com equipamento especial para alinhar parâmetros (Foto: Helvio Romero/Estadão)
Ângulo de câmber

Se os pneus do carro começaram a sofrer desgaste irregular, principalmente nos ombros interno ou externo – as bordas –, é sinal de que a cambagem precisa ser corrigida. O ângulo de câmber é a inclinação vertical da roda em relação ao eixo horizontal do carro.

Se as rodas estiverem “fechadas”, com ângulo positivo, a parte externa da banda de rodagem dos pneus se gastará mais rapidamente.

Caso a cambagem esteja negativa, o desgaste acelerado ocorrerá na parte interna dos pneus. Ela é  semelhante a um tênis de alguém com pisada ligeiramente torta.

Publicidade


Cada carro tem uma medida correta. Ela deve ser acertada junto com o alinhamento e balanceamento dos pneus.

Em geral, isso é feito a cada troca ou caso seja observado desgaste irregular nos pneus, o maior indicador de problemas com a cambagem das rodas.

Cáster e câmber

Diferentemente do câmber, o ângulo de cáster não costuma mudar com o uso do carro. A medida é a inclinação da torre do amortecedor em relação ao solo e é definida no projeto do veículo.


Se for positivo, com a fixação do amortecedor para trás do cubo central da roda, o carro terá mais estabilidade em velocidades altas, mas direção dura para manobras.

Com cáster negativo, o modelo será fácil de manobrar, mas menos estável rodando.

Caso esteja irregular, pode ser sinal de que o carro sofreu alguma colisão. O motorista poderá notar mudança no comportamento do carro como sintoma de problemas.


A solução para o problema pode envolver a troca de componentes da suspensão e até reparos estruturais.

Deixe sua opinião