No fim das férias, muitos motoristas que deixaram o carro parado enfrentam o mesmo problema: tentam ligá-lo e constatam que ele não pega. Mas, além destes, existem muitos outros defeitos causados pela falta de uso.
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A bateria descarregada é o que impede, geralmente, um carro de ser ligado. Como o veículo ficou muito tempo parado, o mais provável é que a peça tenha descarregado. A maioria das seguradoras oferece, gratuitamente, o serviço de recarga. Porém, se esta solução não funcionar, pode ser a hora de trocar o componente. Um modelo Heliar de 60A, compatível com VW Voyage, Ford EcoSport e Chevrolet Prisma, entre outros, custa R$ 456 na Caçula de Pneus (3040-6464).
De acordo com o técnico da sistemista NGK, Hiromori Mori, um grave problema causado pela falta de uso do carro é o envelhecimento do combustível, que resulta na formação de goma e verniz e o torna mais difícil de queimar.
Isso pode provocar encharcamento das velas de ignição, o que impede o funcionamento do motor. “A solução, neste caso, é a troca das velas”, diz. Na MercadoCar (2206-5000), o jogo para o VW Gol 2008 sai por R$ 59,60. Para o Toyota Corolla 2011, o preço é de R$ 292.
Se o período de carro parado for mais longo que o mês de férias, é preciso tomar precauções. “Rode com o veículo uma vez por mês para evitar que os pneus fiquem quadrados”, diz o engenheiro da SAE Henrique Pereira. “Colocar uma capa sobre ele evita desgaste na pintura por ação da chuva e do sol.”
Os amortecedores podem sofrer desgaste, resultando em redução do desempenho e ruídos. “Para perda momentânea de pressão, pode ser necessária sangria na peça (retirada de ar de dentro de seu tubo”, fala o coordenador da sistemista Monroe, Juliano Caretta. Para o Fiat Palio 2005, o serviço custa R$ 120 na Auto Center Lopes (3689-6000), em Osasco.