SKF, fabricante de autopeças com sede na Suécia, anunciou um dos maiores recalls de componentes de reposição dos últimos anos. A convocação foi feita após 20 denúncias sobre a quebra das articulações axiais que fazem parte do sistema de direção de modelos como os Fiat 147, Panorama e Tempra, Volkswagen Bora e Ford Escort produzidos no Brasil.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre recall
++ Fiat 147 vai passar por recall
O anúncio chamou a atenção justamente porque pode envolver carros que deixaram de ser feitos há muitos anos. De acordo com informações da fabricante, 80% das 86.864 peças defeituosas ainda estavam nos estoques das lojas e foram recolhidas – haveria cerca de 18 mil ainda em circulação.
Os componentes defeituosos foram fabricados entre 23 de agosto e 3 de novembro de 2013, e vendidos às lojas a partir de 2 de setembro de 2013. Os números dos lotes com defeito são 0813, 0913 e 1013.
No Brasil, podem estar envolvidos no recall 34 modelos das fabricantes Audi, Chevrolet Fiat e Ford.
CONTROLE
Diretor de fiscalização do Procon-SP, Marcio Marcucci afirma que o consumidor deve formalizar todas as queixas aos órgão de defesa e aos fabricantes. “Se não fossem as 20 denúncias sobre a quebra inesperada dessas articulações, dificilmente poderíamos chegar a fazer um recall como esse.”
De acordo com ele, toda a vez que o órgão recebe algum comunicado sobre falha no funcionamento de automóveis ou peças, o caso passa a ser acompanhado. O veículo e/ou componente também são submetidos a vistoria técnica para emissão de um laudo.
Para relatar esse tipo de ocorrência, o consumidor deve procurar o Ministério Público ou o Procon de sua cidade.
Para saber se o veículo recebeu alguma dessas peças, o proprietário deve checar o código do produto com o mecânico que fez a instalação.
Os proprietários de veículos que queiram esclarecer dúvidas sobre o recall da SKF devem ligar para 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ou enviar mensagem para o e-mail fale.conosco@skf.com.