MARCELO FENERICH
A época das chuvas chegou e, nessas condições, um dos itens mais importantes para garantir a segurança dos ocupantes do veículo é o limpador de para-brisas. Manter o sistema em ordem é simples e barato – nas lojas consultadas, o par de palhetas, por exemplo, parte de R$ 9,90.
“Além de verificar o estado de conservação das palhetas, é preciso ficar atento com os braços e seu motor”, diz o técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) Felício Felix. “Tão importante quanto a manutenção preventiva é manter os vidros limpos e água no reservatório, sem nenhum tipo de produto químico. Sujeira em excesso e materiais abrasivos danificam as peças.”
O chefe de assistência técnica da divisão de pós vendas da Bosch, Daniel Lovizaro, diz que vibrações e ruídos são sinais de desgaste nas peças do sistema. “Se os braços estiverem sem folga e as palhetas forem trocadas todo ano, dificilmente o motor apresentará defeitos.”
Segundo Lovizaro, formação de riscos ou “névoa” no vidro são sintomas de que a palheta deve ser substituída. “Certifique-se de que as lâminas de borracha não estejam quebradiças, tortas ou rasgadas. O motorista também deve checar se o esguicho, conhecido popularmente como brucutu, está desobstruído e corretamente posicionado.”
A substituição das peças é rápida e custa pouco. Aliás, as palhetas podem ser trocadas pelo próprio motorista. Basta soltar a presilha no centro da haste do limpador e encaixar a nova peça.
Na Koga Koga (2020-1000), na zona leste, o par de palhetas para “populares” sai a R$ 9,90 e, para os importados, a R$ 60 cada. O braço parte de R$ 19,90 e pode chegar a R$ 36. O brucutu vai de R$ 15,57 a R$ 21 e o motor (paralelo), de R$ 9 a R$ 16.
Na MercadoCar (2206-5000) na zona norte, as palhetas custam de R$ 25,90 a R$ 33,99, o braço sai a R$ 33, o esguicho a R$ 21 e o motor (original), a R$ 304.