Redação

29/08/2018 - 7 minutos de leitura.

Defenda-se: Ford Fusion de leitor tem solução negada pela fabricante

Leia esta e outras queixas de leitores na coluna Defenda-se desta semana; Fusion, Renegade e JAC T8 estão entre os envolvidos

Fusion Hybrid de leitor teve problema na homocinética Crédito: Ford/Divulgação

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FORD FUSION

Problema na homocinética
No dia 26 de junho, levei meu Fusion Hybrid à autorizada para a inspeção dos 40 mil km e para a troca do parafuso da direção, serviço objeto de convocação pela montadora. Mas fui informado de que a Ford não está fornecendo a peça envolvida no recall. E, no final da revisão, disseram que havia um problema na homocinética e eu teria de pagar pelo reparo. Fiquei indignado, pois meu carro tem garantia até fevereiro de 2020 e passou por todas as revisões corretamente. Quero que a Ford repare meu carro sem ônus.

Anderson Ulisses de Oliveira, CAPITAL

Ford responde: o dano ao veículo foi causado por agente externo. O cliente foi orientado sobre as consequências aplicáveis à garantia.
O leitor diz que teve de pagar R$ 3.271,42 pela troca da homocinética, incluindo a mão de obra. Ele alega que a Ford não lhe explicou por que teria sido necessário substituir a peça, nem qual o motivo da recusa ao serviço sem ônus.

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Advogado: como já pagou pelo reparo, o leitor pode tentar reaver essa quantia na Justiça. Na ação judicial, a montadora só será isentada de devolver os valores se conseguir comprovar a ocorrência do alegado agente externo, já que o ônus da prova é da empresa, inclusive no que tange ao custo da perícia.

JEEP RENEGADE

Atraso na entrega de carro a PCD
Depois de meses em um processo cansativo para obter as cartas de isenção de IPI e ICMS, comprei um Jeep Renegade no dia 31 de maio. O carro foi faturado no dia 11 de junho e a concessionária prometeu a entrega em 15 dias corridos. Depois, passou a informar que seriam dias úteis, e que talvez fossem 17. Hoje, dia 9 de julho, os prazos não foram cumpridos e não há previsão de entrega do veículo. Deixei meu usado como parte do pagamento e estou sem carro. É triste confiar na marca que prometeu ser a mais rápida e não cumpriu com o combinado.
Fabiula Araujo Takeda, CAPITAL

FCA responde: o veículo foi entregue à leitora.
A leitora diz que recebeu o carro no dia 12 de julho. Como deu o usado como parte do pagamento, ela ficou 20 dias a pé, sem carro reserva ou qualquer outra compensação, tendo gastos inesperados com locomoção. Ela critica a montadora pela falta de informações.


Advogado: a empresa é obrigada a cumprir o prazo de entrega informado ao comprador do carro, sob pena de responder pelos prejuízos provocados pelo atraso. Havendo lacuna ou dúvida sobre a contagem em dias úteis ou corridos, a praxe é valer sempre a interpretação mais favorável ao consumidor.

JAC T8

Sem peças no mercado paralelo
Volto a ter problemas com minha T8. Desta vez, a lista inclui vazamento no câmbio e diferencial, folga na caixa de direção, barulhos nas suspensões dianteira e traseira, falhas na central multimídia, reservatório de expansão trincado e turbina que não carrega. Os defeitos me assombram há 60 dias e, como nenhuma oficina tem peças de reposição desse modelo, estou tendo de trabalhar com um carro alugado há 20 dias. Gostaria de expressar minha indignação com a JAC.
Michel R. Oliveira, CAPITAL

JAC responde: o veículo do leitor não está mais coberto pela garantia, uma vez que a revisão de 3 mil km só foi feita com 5.067 km e o restante do plano de manutenção não foi cumprido como exige o manual. Em razão do cancelamento da garantia, ficamos no aguardo da aprovação do orçamento que foi encaminhado ao cliente.
O leitor alega que o veículo não passou pelas inspeções obrigatórias porque os funcionários da concessionária estariam com os salários atrasados há mais de três meses e, por isso, se recusaram a fazer a revisão.


Advogado:<se a revisão não foi feita por culpa da empresa, em razão da recusa dos funcionários em realizar o serviço, como alega o leitor, o descumprimento do plano de manutenção não tem o poder de cancelar a garantia contratual. Além disso, persiste a garantia legal sobre as peças que ainda estiverem dentro de sua vida útil, o que, conforme o caso, também pode garantir o reparo sem ônus.

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