Entrou em vigor nesta terça-feira (1) a portaria conjunta dos ministérios da Insfraestrutura e da Justiça que cria o Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos. O sistema vai avisar proprietários de carros envolvidos em recalls da necessidade de reparos em seus veículos. A portaria foi assinada em julho e entrou em vigor agora.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
O serviço vai ampliar a abrangência das notificações, hoje feitas por meio do SNE, o Serviço de Notificação Eletrônica. O sistema idealizado pelo Denatran envia mensagens de celular aos atuais proprietários de carros envolvidos em recalls. Os usuários com cadastro atualizado no portal do Denatran também receberão emails avisando de um recall.
A portaria também vai incluir a notificação de recall no CRLV do carro. Anualmente, o sistema irá verificar se o veículo fez os reparos necessários. A anotação no documento impresso ficará até o carro ser levado para o conserto.
Adesão a recall é baixa
Na época da assinatura da portaria, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas afirmou que a adesão a recalls era de apenas 40% dos envolvidos. A intenção é elevar esse número e tornar as ruas mais seguras. Isso porque geralmente as chamadas envolvem a segurança viária.
As montadoras continuarão divulgando os recalls publicamente pelos meios de comunicação já usados. Avisos em TV e mídia impressa continuarão alertando consumidores da necessidade de reparos nos produtos.