Dicas para gastar menos combustível

Com providências simples, é possível reduzir o consumo de combustível do veículo

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ETANOL TEVE ALTA MÉDIA DE 1,15% EM 15 ESTADOS DO PAÍS Crédito: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 15 Estados e no Distrito Federal na semana passada, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na média, a alta foi de 1,14% – o preço do litro passou de R$ 2,82 para R$ 2,85. Para ajudar você a pagar menos na hora de abastecer, listamos dicas simples e fáceis de aplicar no dia a dia e economizar combustível.

  • Para começar, um dos geradores de aumento de consumo é a pressão dos pneus. Quanto mais murchos, maior o atrito com o piso, e, portanto, é necessário mais esforço do motor.
  • Manter a calibragem ajuda não só a economizar combustível, mas também preserva os pneus. Verifique a pressão ao menos uma vez por semana e sempre com os pneus frios.
  • Não descuide da manutenção preventiva, que deve ser feita dentro dos prazos previstos pela fabricante do carro. Filtro de ar sujo, por exemplo, reduz a admissão de ar no motor.
  • Cabos e velas de ignição que não estejam em ordem comprometem a qualidade da faísca. Como consequência, a má queima resulta em desperdício de combustível.
PESO MORTO É VILÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O consumo de combustível também está diretamente relacionado com o peso do veículo e da carga. Por isso, procure não levar no porta-malas coisas que não sejam necessárias, como ferramentas.

Dirigir de forma sensata se reflete em economia. Acelerações graduais surtem mais efeito do que o “pé pesado” sobre o pedal da direita.

Antecipe-se à frenagem. Ao avistar um semáforo vermelho à frente, alivie o pé. Isso evita gasto desnecessário de combustível e também de pastilhas de freio, já que não será necessário frear fortemente para imobilizar o veículo.

Também não é recomendável “esticar” as marchas. Procure fazer as trocas em faixas de rotação médias. Quanto maior o giro do motor, maior a injeção de combustível.

NÃO ESQUENTE

Após dar a partida pela manhã, não é necessário esperar o motor esquentar para sair, salvo em casos de automóveis antigos, equipados com carburador. A injeção eletrônica se encarrega de enviar a quantidade ideal de combustível, mesmo com o motor ainda frio.

Na estrada, onde normalmente as velocidades são maiores, evite dirigir com as janelas abertas. Isso porque a entrada de ar tende a aumentar a resistência aerodinâmica, e elevar o consumo. Com o ar passando mais facilmente pela carroceria, o consumo é menor.

O ar-condicionado também é um vilão da economia. Se possível, evite usá-lo sem necessidade. Nos dias mais frios, ao utilizar o aquecedor, o ideal é desligar o compressor do ar-condicionado. Com isso, o interior do veículo fica aquecido sem comprometer o consumo.

Na hora de abastecer, evite tentar colocar mais combustível após o desligamento automático da bomba. A partir desse ponto, o líquido adicional pode encharcar o cânister, filtro de carvão cuja função é eliminar gases do tanque. Além de desperdiçar dinheiro, isso pode estragar o filtro, elevando ainda mais o prejuízo.


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