Em 12 meses, o preço do litro da gasolina subiu mais de 20%, embora a inflação esteja sob controle. Diante das oscilações no valor do combustível mineral, o etanol voltou a ser uma alternativa que, dependendo do caso, é interessante para quem tem carro com motor flexível. Mas nem sempre o derivado da cana-de-açúcar compensa.
Para saber qual opção vale a pena, o consumidor se acostumou a utilizar um cálculo simples: dividir o preço do litro do etanol pelo do da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o indicado é o combustível vegetal. Caso contrário, é o derivado de petróleo que vale a pena.
No entanto, há um cálculo que pouca gente leva em consideração. Nos veículos flexíveis há grandes variações na relação entre o consumo de etanol e gasolina. Por isso, para alguns carros, mesmo que o resultado da divisão de preços seja inferior a 0,7, usar etanol não compensa.
Para saber se o carro tem bom rendimento com etanol, é preciso fazer um cálculo utilizando dados de consumo. Basta dividir a média obtida com o uso do combustível vegetal pelo equivalente quando se usa gasolina.
Utilizamos os números divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro que classifica a eficiência energética dos motores de veículos, para averiguar quais carros flexíveis à venda no Brasil têm melhor e pior rendimento quando abastecidos apenas com etanol. A constatação é que só compensa utilizar etanol se o resultado for igual ou maior que 0,7.
A maioria dos veículos oferecidos no mercado ficou na média. Assim, com base nos preços médios do litro do etanol e da gasolina divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (respectivamente de R$ 2,715 e R$ 3,90), quem roda cerca de 1.000 km por mês terá o mesmo gasto, independentemente do combustível escolhido.
A dica é: quem quer autonomia – viaja muito e não pode ficar parando para abastecer, por exemplo – deve abastecer com gasolina. O etanol é ideal para quem roda na cidade. Além de ser menos poluente, deixa o carro mais esperto em saídas de semáforo e subidas.
O grupo de carros que vão melhor com etanol em vez de gasolina é restrito. O campeão é o Hyundai HB20 1.6 com câmbio automático. Depois vêm o Kia Picanto, o Fiat Uno 1.3 e o VW Fox 1.6 (todos com transmissão manual), entre outros.
O modelo que apresenta o pior rendimento quando abastecido com etanol em vez de gasolina é a Chevrolet S10 com motor 2.5 e câmbio manual.
Calculamos quanto os donos do hatch e da picape que rodam 1.000 km por mês gastarão se abastecerem seus carros apenas com gasolina e com etanol. Confira no quadro abaixo.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS FLEXÍVEIS MAIS GASTÕES DO BRASIL
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10º Jeep Renegade 1.8 A/T - 7,05 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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9º Renault Captur 2.0 A/T - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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9º Kia Sportage - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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9º Renault Oroch - 6,75 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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8º Fiat Doblò 1.8 - 6,7 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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7º Renault Duster 2.0 A/T - 6,55 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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6º Jeep Compass 2.0 - 6,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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6º Ford EcoSport 2.0 - 6,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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5º Fiat Toro 1.8 - 6,25 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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4º Chevrolet S10 2.5 A/T - 5,6 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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3º Mitsubishi L200 2.4 - 5,35 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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2º Ford Ranger 2.4 - 5,15 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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1º Toyota SW4 M/T - 5,1 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
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1º Toyota Hilux M/T - 5,1 km/l
Listamos os dez carros flexíveis mais gastões do Brasil. Os dados são com etanol, e o consumo considerado é o médio (cidade-estrada). As informações sobre o consumo foram divulgadas pelo Conpet, do Inmetro, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.