Já sabe para onde vai nas férias? Se a viagem for de carro, uma boa revisão antes de partir garante tranquilidade e evita paradas inesperadas. Afinal, o veículo provavelmente será submetido a esforços maiores que os do dia a dia: rodará carregado e em trajetos mais longos que o habitual.
Muitos itens podem ser checados pelo próprio motorista em menos de uma hora. Basta dar uma volta atenta ao redor do veículo, na garagem de casa mesmo, para verificar o funcionamento do sistema de iluminação e o estado dos pneus. Manchas no chão podem indicar vazamento de óleo e pedem manutenção preventiva.
Veja sugestões de sistemas que você mesmo pode checar sem ajuda de um mecânico:
1. MOTOR
Com o motor frio, verifique o nível de óleo e quanto falta (em quilômetros) para a próxima troca. Retire a vareta, limpe com um folha de papel (evite tecidos, que podem deixar fiapos e contaminar o lubrificante) e recoloque no tubo. Ao retirá-la novamente, a marca deverá estar entre os níveis de máximo e mínimo indicados. Em seguida, dê a partida com as janelas abertas para checar se há ruídos estranhos. Se houver, procure um mecânico de confiança.
2. LIMPADORES E PALHETAS
Limpe as borrachas das palhetas com um pano úmido, para evitar que risquem o para-brisa. Se estiverem ressecadas, faça a substituição (as peças são presas aos braços do sistema por clipes fáceis de retirar). Não esqueça de verificar se os limpadores estão funcionando corretamente e se o reservatório de água está cheio.
3. LUZES
Verifique o funcionamento dos faróis altos e baixos, das lanternas e das luzes de ré, de direção (pisca-piscas) e das placas. Lâmpadas queimadas podem render multas. Trocá-las normalmente requer apenas chaves de fenda e um alicate. Em caso de dúvida, veja instruções no manual do proprietário. Se não tiver certeza sobre a especificação da peça de reposição, leve a antiga à loja em que for comprar a nova. Atenção: apenas faróis e lanternas com lâmpadas halógenas podem ser manipulados sem assistência especializada. No caso de luzes de xenônio ou LEDs, procure um profissional.
4. FLUIDOS
Com o motor frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento do radiador, pelas marcações no próprio reservatório, e complete se necessário. É importante que o tanquinho do lavador de para-brisa esteja cheio, pois na estrada o vidro costuma sujar mais, por causa de insetos e poeira. Acrescente à água um pouco de detergente especial. Jamais use detergente para lavar louça, que pode até manchar a pintura.
5. SEGURANÇA E DOCUMENTOS
Certifique-se de que triângulo de emergência e macaco estão no carro e familiarize-se com seu uso previamente. A falta desses equipamentos pode gerar multa e 5 pontos na CNH do motorista. Em caso de blitze, o carro pode ser apreendido se não estiver com a documentação em dia, ou se a habilitação do condutor tiver vencido há mais de 30 dias – isso gera multa e 7 pontos na CNH.
6. PNEUS
Atenção ao desgaste excessivo ou irregular das bandas de rodagem, que indica necessidade de troca do pneu. A pressão deve ser checada a cada 15 dias (uma etiqueta na porta ou na tampa do tanque de combustível indica a calibragem ideal conforme o tipo de utilização e carga). Esses cuidados devem ser tomados também com o estepe, que costuma ser esquecido.
VEJA TAMBÉM: DEZ CARROS ODIADOS PELO MECÂNICOS
Volkswagen Gol
O Jornal do Carro ouviu alguns mecânicos de São Paulo para saber quais são os carros que eles mais "odeiam", ou seja, que não quebram nunca e deixam eles sem trabalho. O Volkswagen Gol continua a ser uma referência. Apesar de não ser mais o líder de vendas do País, ele manteve a sua robustez e raramente dá problema
Chevrolet Onix
Grande rival do Gol e líder de mercadeo disparado, o Onix se destaca por ter um mecânica simples e robusta. Se for bem cuidado, nunca vai para a oficina
Toyota Corolla
Rei dos sedãs, o Corolla, segundo os mecânicos, só precisa que se troque as peças de desgaste natural. Problemas que levem ele a uma oficina são raríssimos
Honda Fit
É o mesmo caso do Honda Fit. Por perfil, segundo os mecânicos, é um carro que só roda na cidade, poucas distâncias. Como é robusto, fica quase impossível ver um parado para conserto
Chevrolet Prisma
Versão sedã do Onix, herda todas as suas qualidade mecânicas e também é muito confiável
Hyundai HB20
Feito para ser uma espécie de Gol da Hyundai, o HB20 segue sua inspiração até na robustez. Raramente dá algum tipo de problema que faça com que fique parado
Toyota Etios
Ele pode até não ser bonito, mas é um belo carro mecanicamente. E comprova isso ao nunca estar em uma oficina parado
Fiat Strada
A Strada é a picape de trabalho da Fiat, deixando para a Toro os passeis na cidade. Ela tem mostrado que aguenta o tranco sem dar defeito grave
Honda HR-V
O SUV compacto da Honda mostra a mesma confiabilidade do Fit. Apesar de ser mais testado em terrenos mais acidentados, aguenta o tranco e praticamente não apresenta um defeito grave
Ford Ka
O Ka não teve o problema com o câmbio Powershit que seus irmãos tiveram. Por isso, é o Ford que menos foi parar em oficinas do Brasil