BELISA FRANGIONE
Fundamental para garantir a lubrificação do motor do veículo, o filtro de óleo muitas vezes é relegado a segundo plano. Deixar de fazer a troca do item no período recomendado pela montadora pode trazer uma longa (e cara) dor de cabeça.
“A peça deve ser substituída a cada troca de óleo, geralmente a cada 10 mil quilômetros, pois se tiver a eficácia comprometida, pode causar vazamentos e até fazer o motor fundir”, explica o supervisor de serviços da Wix, fabricante de autopeças, Jair Silva.
Outra recomendação é realizar o serviço apenas em concessionárias da marca do veículo ou em oficinas de confiança. “No dia seguinte à instalação, verifique se há vestígios de lubrificante no chão. Se houver, é porque a instalação foi malfeita ou o produto não é de boa qualidade”, afirma o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas.
Misturar óleos de tipos diferentes pode diminuir a durabilidade do filtro e formar borras, segundo Silva. “Se o carro estiver com óleo mineral, não complete o nível com um sintético. Essa mistura pode corroer a peça.”
PREÇOS
Os preços médios do filtro de óleo na capital vão de R$ 10,87 a R$ 40. Na Chevy Auto Center, oficina na zona oeste, trocar óleo e filtro parte de R$ 52. O serviço leva cerca de 15 minutos para ser concluído.
Na Vigorito (2723-2100), autorizada Chevrolet na zona leste, a troca desses itens para um Celta custa R$ 134 e leva 40 minutos. Na Fiat Amazonas (2888-3000), na zona sul, o mesmo serviço para um Uno parte de R$ 175.