Meu EcoSport 2014 com câmbio automatizado tem 27 mil km rodados e, pela segunda vez, estou levando-o à autorizada para troca da embreagem. Os funcionários da concessionária dizem que esse defeito ocorre desde o lançamento do modelo e há mais de 500 clientes na fila para o reparo. Gostaria que minha queixa fosse publicada, pois a Ford vem escondendo o problema.
Antonio N. Martins Jr, CAPITAL
Ford responde:caso resolvido. O leitor confirma que a embreagem foi trocada, mas acrescenta que, após a queixa, o carro voltou a ter problemas e foi necessária nova troca da peça.
Advogado:em casos em que o problema volta, mesmo após mais de um reparo, o consumidor tem o direito de exigir a troca do carro. De um veículo novo, esperam-se segurança e conforto, que deixam de existir em caso de reiterados consertos sem êxito.
Confira outras queixas publicadas na coluna Defenda-se desta semana
AUDI A4
Confiança abalada após colisão
Meu A4 sofreu uma colisão na traseira e o computador de bordo emitiu um aviso de air bag deflagrado – mas a bolsa não inflou. Além disso, o pré-tensionador dos cintos dianteiros foi danificado e o motor não deu mais partida. Quando ligaram da concessionária avisando que o carro estava pronto, após 90 dias, informaram que não havia nenhuma falha no air bag. Pedi uma cópia do laudo, em que ficasse comprovada a execução dos serviços, deixando-me seguro em relação ao veículo, mas isso foi negado. Além disso, pouco tempo depois a autorizada não aceitou meu veículo na troca por um novo, o que me deixou ainda mais desconfiado em relação a seu real estado.
Anderson Vieira, CAPITAL
Audi responde:O air bag é acionado em uma desaceleração brusca, o que não ocorreu. No acidente com o cliente, os pré-tensionadores dos cintos de segurança foram suficientes para preservar a integridade dos ocupantes do veículo. Após análise minuciosa, não encontramos anormalidades e o veículo foi devolvido em perfeito estado.
O leitor diz que no laudo constava que o veículo estava “liberado com restrições” e com desvalorização de R$ 20 mil, devido à necessidade de reparos estruturais. Ele vendeu o carro a outra autorizada, que o depreciou em R$ 10 mil, e pede, na Justiça, que esse prejuízo lhe seja ressarcido pela seguradora do causador do acidente.
Advogado:a recusa da concessionária em entregar o laudo não foi correta, pois viola o direito à informação que é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. Se a colisão gerou depreciação do veículo, o leitor poderá cobrar esse prejuízo do causador do acidente e/ou da seguradora.
FORD FIESTA
O carro dasportas uivantesNa primeira semana em que usei meu Fiesta novo, notei que, acima de 60 km/h, havia um forte barulho de ar entrando pelas portas, mesmo com os vidros completamente fechados. Na revisão dos 5 mil km, apontei o problema, que não foi resolvido. Por mais cinco vezes, deixei o carro em concessionárias da marca, sempre com a mesma queixa, e em todas elas o veículo foi devolvido no mesmo estado – inclusive depois de o chefe da oficina dar uma volta a bordo comigo e constatar o problema. Já não sei mais a quem recorrer, pois, durante todo esse processo, a central de atendimento da Ford foi acionada e nada fez. Toda vez que deixo o carro na concessionária, fico a pé, sendo que moro em Mairiporã e dou aulas em São Paulo e Atibaia, e a Ford sempre me nega um carro reserva. Quem vai ressarcir os prejuízos que estou tendo?
Hugo A. Moraes Durão Santos, MAIRIPORÃ (SP)
Ford responde: caso resolvido. O leitor diz que o defeito persiste e a única orientação que recebeu é continuar fazendo tentativas de reparo e indo trabalhar a pé, já que a Ford mantém a recusa do carro reserva.
Advogado: após uma sucessão de reparos malfeitos, o leitor tem o direito de exigir a troca do veículo ou o cancelamento da compra, com devolução do valor pago, atualizado. O direito da montadora de reparar o produto defeituoso pressupõe que a solução seja definitiva. Além disso, a empresa deve ressarcir todos os gastos que o leitor teve com locomoção enquanto aguardava os reparos.
Quer participar? Envie um resumo do problema com seu RG, CPF, endereço com município e telefones de contato para jcarro@estadao.com