
A Ford reconheceu os defeitos relatados por consumidores em sua caixa de câmbio Powershift, e informou que vai convocar os donos de carros que apresentam esse tipo de problema para reparos gratuitos. A marca fez esse comunicado em resposta à notificação enviada pelo Procon-SP, cobrando explicações da montadora sobre a falha.
O câmbio Powershift, automatizado de duas embreagens, equipa versões dos modelos Fiesta, EcoSport e Focus. Desde o início de 2014, a coluna Defenda-se, do Jornal do Carro, vinha recebendo diversas reclamações relacionadas a essa transmissão.
Em 9 de dezembro de 2015, o jornal publicou reportagem relatando que, em média, havia uma nova reclamação sobre o Powershift a cada 23 dias. Ouvimos leitores, que relataram como falhas mais recorrentes trepidações e vibrações. Há ainda casos de pane, em que a caixa para de funcionar, impossibilitando a troca de marchas.
De acordo com o comunicado do Procon-SP, ruídos e superaquecimento são outros problemas recorrentes relatados por consumidores. Os clientes informaram também que essas falhas levam à troca prematura do kit de embreagem.
Ainda conforme o Procon-SP, a investigação foi iniciada após relatos de leitores sobre defeitos no Powershift em redes sociais, na própria fundação e em reportagens da imprensa, como a realizada pelo Jornal do Carro.
Como já havia sido antecipado pela reportagem do dia 9 de dezembro, a Ford vai estender a garantia dos veículos defeituosos de três para cinco anos – ou 160 mil quilômetros. Essa notificação foi feita pela montadora ao Procon-SP em 18 de dezembro de 2015.
A montadora informou ainda que essa extensão será aplicada a exemplares com câmbio Powershift de Fiesta e EcoSport 2013 e do Focus 2014.
BÔNUS: OS CARROS QUE CHEGAM NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016
Honda Civic
Range Rover Evoque
Modelo será produzido no Brasil
Jaguar F-Pace
BMW 750i
Peugeot 308
Volkswagen Amarok
Picape ganhará sua primeira reestilização
Range Rover Evoque Conversível
Versão virá da Inglaterra, em pequeno volume
Lexus RX
Volkswagen Gol
O hatch deverá passar por reestilização, juntamente com a picape Saveiro
Volvo S90
Mercedes-Benz Classe C Cupê
Ferrari 488 Spider
Ford Fusion
O sedã levemente reestilizado está sendo apresentado no Salão de Detroit, este mês
Audi Q7
Mercedes-Benz GLA
Produção do utilitário-esportivo no Brasil estreia este ano
Land Rover Discovery Sport
Produção do modelo será feita na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro
Maserati Levante
Utilitário-esportivo, ainda rodando disfarçado na foto, chega este ano ao País
Chevrolet Camaro
Renault Captur
Chery Tiggo
Modelo começará a ser feito na fábrica de Jacareí (SP)
Mitsubishi L200
Nova versão da picape será mostrada no Salão de Genebra, em março
Fiat Mobi
Modelo compacto da Fiat ainda roda camuflado no Brasil
Toyota Prius
Híbrido deverá ser produzido no Brasil