Você está lendo...
Ford fará ‘recall’ de câmbio Powershift
Recall

Ford fará ‘recall’ de câmbio Powershift

Após relatos na imprensa e notificação do Procon-SP, marca vai reparar gratuitamente modelos defeituosos

23 de jan, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Ford fará 'recall' de câmbio Powershift
Transmissão automatizada equipa Fiesta, EcoSport e Focus

A Ford reconheceu os defeitos relatados por consumidores em sua caixa de câmbio Powershift, e informou que vai convocar os donos de carros que apresentam esse tipo de problema para reparos gratuitos. A marca fez esse comunicado em resposta à notificação enviada pelo Procon-SP, cobrando explicações da montadora sobre a falha.

O câmbio Powershift, automatizado de duas embreagens, equipa versões dos modelos Fiesta, EcoSport e Focus. Desde o início de 2014, a coluna Defenda-se, do Jornal do Carro, vinha recebendo diversas reclamações relacionadas a essa transmissão.

Publicidade


Em 9 de dezembro de 2015, o jornal publicou reportagem relatando que, em média, havia uma nova reclamação sobre o Powershift a cada 23 dias. Ouvimos leitores, que relataram como falhas mais recorrentes trepidações e vibrações. Há ainda casos de pane, em que a caixa para de funcionar, impossibilitando a troca de marchas.

De acordo com o comunicado do Procon-SP, ruídos e superaquecimento são outros problemas recorrentes relatados por consumidores. Os clientes informaram também que essas falhas levam à troca prematura do kit de embreagem.

Ainda conforme o Procon-SP, a investigação foi iniciada após relatos de leitores sobre defeitos no Powershift em redes sociais, na própria fundação e em reportagens da imprensa, como a realizada pelo Jornal do Carro.


Como já havia sido antecipado pela reportagem do dia 9 de dezembro, a Ford vai estender a garantia dos veículos defeituosos de três para cinco anos – ou 160 mil quilômetros. Essa notificação foi feita pela montadora ao Procon-SP em 18 de dezembro de 2015.

A montadora informou ainda que essa extensão será aplicada a exemplares com câmbio Powershift de Fiesta e EcoSport 2013 e do Focus 2014.

BÔNUS: OS CARROS QUE CHEGAM NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016


Deixe sua opinião