O ano nem bem começou, mas a General Motors já está anunciando um recall nos Estados Unidos. A ação envolve 83.572 utilitários das marcas Cadillac (Escalade, em diversas versões), Chevrolet (Silverado, em duas versões, Avalanche, Suburban e Tahoe) e GMC (Sierra e Yukon, ambos em duas versões). Os envolvidos foram produzidos em 2011 e 2012.
Mais uma vez, o problema é no sistema de ignição dos veículos. No ano passado, o mesmo tipo de falha levou a milhares de convocações de modelos da GM, além de pedidos de pagamentos de indenização a vítimas de acidentes causados pelo defeito.
Há erro no tamanho de uma peça do sistema de ignição chamada atuador. De acordo com a GM, por causa da dimensão errada, o botão da ignição sair da posição “iniciar” durante a condução do carro.
Isso, ainda conforme a fabricante, pode levar a diversos problemas que afetam a segurança, como perda da assistência da direção e falha no acionamento dos air bags.
A GM espera que apenas 500 unidades venham a apresentar de fato este problema. Os proprietários destes veículos serão notificados por carta ou e-mail.