Você está lendo...
Governo deverá ‘chipar’ motos
Legislação

Governo deverá ‘chipar’ motos

O Ministério das Cidades está montando uma infraestrutura para o Denatran implantar, a partir do dia 30 de julho, um sistema de identificação em todas as motocicletas do País. A responsabilidade da instalação será do Detran de cada Estado

12 de mar, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Governo deverá 'chipar' motos

O Ministério das Cidades está montando uma infraestrutura para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) implantar, a partir do dia 30 de julho, um chip de identificação em todas as motos do País. O projeto está pendente desde a última candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lançou em 2006 a pretensão de “chipar” os automóveis em todo território nacional.

A responsabilidade da instalação do chip será do Departamento de Trânsito (Detran) de cada Estado. Os órgãos responsáveis terão autonomia para estabelecer seu cronograma de instalação e definir o trabalho que será feito. Já o Denatran deverá exigir que até junho de 2014 todas as motos do país estejam com a etiqueta eletrônica instalada.

O dito chip funciona com a mesma tecnologia implantada no serviço de pedágio “Sem-Parar”, muito comum nas estradas de São Paulo. Uma vez que a placa eletrônica estiver instalada na moto, ela transmitirá por meio de um sinal de rádio as informações do veículo. As ondas de curto alcance serão captadas por antenas e identificarão todas as motos que passarem a uma velocidade inferior a 160 quilômetros por hora.

Publicidade


Há algumas semanas o projeto foi tema de reunião na Casa Civil. E para apaziguar as polêmicas geradas sobre o assunto, o governo resolveu reformular completamente o texto que regula o funcionamento do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav).

Deixe sua opinião