Você está lendo...
Governo nega retorno do chip automotivo obrigatório
Legislação

Governo nega retorno do chip automotivo obrigatório

Ministério das Cidades e Denatran negaram que o projeto do SIMRAV tenha voltado a pauta de implantação

09 de mar, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Governo nega retorno do chip automotivo obrigatório
Governo nega que SIMRAV tenha voltado a negociação para implantação

Durante o Mobile World Congress, evento de tecnologia para telefonia, que ocorreu em Barcelona, um representante da Qualcomm, empresa que produz todo tipo de chips e é a maior fabricante de processadores do mundo, informou que em 2018 todos os carros no Brasil sairão de fábrica com chips embutidos. A informação é do jornal O Globo.

Esse chip embutido serviria para maior interação com celular e tablets, com recursos como monitoramento de combustível, calendário de revisões e até localização, que basicamente é uma espécie de rastreamento.

Publicidade


Consultado, o Ministério das Cidades, que é o responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), negou que o sistema de rastreamento obrigatório tenha saído da suspensão em que foi colocado em 2015, após decisão da justiça.

Desde 2006 o governo tentava emplacar o Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (SIMRAV), que seria um sistema de rastreamento obrigatório em todos os carros zero-km, com a intenção de reduzir os roubos de veículos e facilitar a recuperação.

O projeto, barrado pela justiça, foi considerado um risco à privacidade dos usuários, já que isso fere o direito de ir e vir de qualquer cidadão, que está na Constituição. Outra alegação foi a de que os dados poderiam ser utilizados para perseguir pessoas.


Deixe sua opinião