
A Land Rover vai fazer um recall em 36.451 unidades do Range Rover Evoque vendidos na China para corrigir problemas no funcionamento do câmbio automático do jipão. A marca vai atualizar o software de comando eletrônico para tentar sanar problemas como ruídos, trancos nas mudanças e até não conseguir engrenar Drive. Os Evoque afetados foram produzidos entre 2014 e 2015.
O recall ocorre em meio a acusações da CCTV, a emissora de televisão estatal chinesa, de baixa qualidade na prestação de serviços e em produtos vendidos na China. O problema nos Evoque foi um dos apontados pela CCTV, que fez o pedido de recall.
Além da Land Rover, a imprensa chinesa investiga Nissan, Volkswagen e Mercedes-Benz por preços abusivos para peças e manutenção dos modelos oferecidos por lá. A problemática, no entanto, é direcionada às montadoras estrangeiras e deixa de lado os grandes conglomerados chineses, que muitas vezes usam das mesmas práticas.
A culpa dos preços elevados recai sobre as altíssimas expectativas de vendas e lucros por parte de todas as montadoras na China. Com a alta exigência de retorno financeiro, se as vendas não são muito expressivas, a receita passa a ter que vir dos serviços prestados, que acabam tendo o preço superfaturado.