Comprei um Aircross zero-km e, uma hora antes do combinado para a retirada, quando eu já estava a caminho, recebi uma ligação em que um funcionário da autorizada disse que precisava atualizar um sistema do veículo, que não estaria mais liberado.
Eu tinha programado uma viagem e tive de cancelar tudo, o que me causou uma frustração enorme. Além disso, estou inseguro, pois sei que meu carro saiu da fábrica com defeitos. Quem me garante que não estão me escondendo outras falhas? O carro está parado há uma semana na oficina. E se houver uma pane e eu e minha família sofrermos um acidente?
Eden Carvalho de Souza, CAPITAL
Citroën responde: o consumidor teve seu veículo trocado por outro novo. O segundo veículo apresentou defeito no espelho retrovisor e a peça foi substituída sem ônus.
O leitor confirma a informação.
Advogado: o veículo que já apresenta defeitos antes da entrega deve ser mesmo substituído, como ocorreu nesse caso. Além disso, prejuízos causados ao consumidor por descumprimento do prazo de entrega devem ser reparados. A frustração diante do cancelamento forçado da viagem pode ser considerada uma espécie de dano moral, passível de indenização.
Ford Fusion – Amassados no carro zero-km
Quando fui retirar meu Fusion zero-km, o carro estava encostado em uma parede, em local mal iluminado, e o funcionário da concessionária garantiu que estava tudo bem. Assim que cheguei com ele em meu consultório, o manobrista percebeu que o para-lama direito e parte do capô estavam amassados, provavelmente devido a um acidente de transporte, e parte da pintura ao redor do para-choque traseiro apresentava pintura descascada. Voltei à loja, onde as pessoas que me atenderam não aparentaram nenhuma surpresa.
Garantiram que as peças afetadas seriam trocadas e não repintadas. Recebi o carro e constatei que o para-lama havia sido repintado em um tom diferente do original, não perolizado, e a parte descascada havia sido retocada grosseiramente com pincel.
Envergonhados, os funcionários disseram novamente que aquilo seria corrigido com a troca das peças. Não aceitei mais e quis trocar o carro, mas recebi uma mensagem dizendo que a autorizada não aceitaria a devolução. Ajudem-me a divulgar esse comportamento desonesto.
Marcio Pepe, CAPITAL
Ford responde: a questão foi solucionada pela concessionária.
O leitor diz que, diante da recusa da autorizada em aceitar o sedã de volta e desfazer o negócio, ele adquiriu um modelo mais caro e pagou a diferença.
Advogado: se o consumidor se viu obrigado a trocar o carro por outro de maior valor em razão da recusa ou negligência da empresa em realizar os devidos reparos, pode pleitear a devolução da diferença paga a mais pelo novo carro, uma vez que não fez a segunda compra espontaneamente, mas sim pressionado pela concessionária.
Nissan Versa – Falta de filtro de ar-condicionado
Comprei um Versa zero-km. Quando levei-o para a revisão dos 20 mil km, me ofereceram na concessionária um filtro do sistema de ar-condicionado. Eu nem sabia que o carro vinha de fábrica sem a peça. É correto a fábrica me informar sobre esse fato apenas na revisão dos 20 mil km? Optei por não adquirir o componente.
Marcelo da Silva Freire, TERESINA (PI)
Nissan responde: o filtro é vendido como opcional, pois foi desenvolvido especialmente para o Brasil, já que o projeto do Versa não contempla esse item.
O leitor diz que continua usando o carro sem o filtro. Ele considera que a informação sobre a ausência da peça é importante e foi omitida pelo pessoal da autorizada durante a negociação.
Advogado: se a peça for importante para o bom funcionamento do carro ou da saúde dos passageiros, essa informação deveria ter sido repassada ao leitor antes que ele fechasse a compra. A falta dessa informação prévia dá direito ao consumidor de exigir o componente sem ônus, a menos que se trate de um item opcional, cuja ausência não prejudique o uso do veículo.