Comprei um Sentra zero-km há seis meses e desde então o sedã tem se mostrado muito gastão. Na concessionária, disseram que isso é normal, pois o motor estaria “amaciando”. Já fiz a revisão dos 10 mil km e o problema persiste: o carro roda, em média, apenas 4,5 km com l litro de combustível na cidade e 5,1 km/l na estrada. Aguardo providências.
Luciana Scapucini, ATIBAIA (SP)
Nissan responde: o problema foi resolvido e o carro, entregue em perfeitas condições de uso.
A leitora diz que foi obrigada a pagar pelo conserto, sob a alegação de que havia utilizado combustível adulterado, o que ela nega. Ela diz que é cliente do mesmo posto há muitos anos, sem nunca ter havido qualquer problema, e acrescenta que, mesmo após o reparo, o consumo do sedã voltou a subir.
Advogado: a montadora deve divulgar dados de consumo médio de seus modelos. Havendo diferença acentuada entre os números informados e o real, cabe à empresa oferecer uma solução ou demonstrar que a anomalia foi causada pela conduta ou mau uso do consumidor.
HYUNDAI HB20S
Carro diferentedo que foi pedido
Há dez dias, comprei um HB20S topo de linha e ontem liguei para a concessionária para perguntar quando o carro seria entregue. Para minha surpresa, a vendedora respondeu que os bancos de couro estavam sendo instalados e que avisaria quando o serviço estivesse pronto. Fiquei atônito, pois encomendei um veículo com revestimento original de couro. Desconfiado, liguei para outras duas concessionárias e perguntei quais eram os opcionais do carro de código A468, que consta da proposta de compra. Com isso tive a confirmação de que esse catálogo não possui bancos de couro de fábrica, presentes apenas no A679. Reclamei com a vendedora que me atendeu, mas ela se esquivou e o supervisor da área alegou que o veículo já estava licenciado e nada poderia ser feito. Sou obrigado a pagar por erro alheio?
Reinaldo Gariba Silva, CAPITAL
Hyundai responde: o caso foi resolvido.O leitor diz que foi aconselhado pelo irmão, advogado, e aceitou o carro que recebeu, pois uma demanda judicial levaria anos para ser resolvida.
Advogado: é direito do consumidor exigir que lhe seja entregue produto nas mesmas condições que lhe foram apresentadas no ato da compra. No caso concreto, se houver diferença de valor entre um modelo com bancos de couro originais e outro com esses itens instalados posteriormente, o valor deverá ser reembolsado ao cliente.
BMW Z4
Problemasna compra
Comprei um Z4 zero-km com pagamento de entrada e financiamento do saldo restante. A entrega foi prometida para após 20 dias, mas já se passaram dois meses e não consigo sequer saber quando receberei o veículo. Na concessionária, alegam que me venderam um modelo 2014/2015 e a montadora vai enviar um exemplar 2015/2015. Mas e daí? Não fiz nada de errado e, quando eu for revender o carro, é o ano-modelo 2015 que irá determinar seu valor de mercado.
Márcio Marcelo Campano,CAPITAL
BMW responde: durante a proposta de venda, o cliente é informado de que os valores envolvidos na negociação podem sofrer alteração até a efetivação da compra. Se isso acontecer, o cliente pode aceitar a proposta ou recusá-la, recebendo de volta o valor da entrada. O leitor recusou a proposta e teve a entrada reembolsada integralmente.
O leitor diz que foi surpreendido pela informação de que teria de pagar R$ 10 mil além do que havia sido combinado inicialmente. Ele alega que só foi ressarcido seis meses depois, após ter ingressado com ação judicial contra a autorizada e a BMW e, mesmo assim, em valor inferior ao que havia pago de sinal.
Advogado: nas relações de consumo, o fornecedor não pode criar situações de incerteza que acarretem posterior variação do preço combinado pelo produto. Quando a empresa dá margem a dúvidas, a interpretação deve ser sempre a mais favorável ao cliente. E, se o negócio for cancelado, o sinal deve ser devolvido com correção monetária.
Quer participar? Envie um resumo do problema com seu nome, telefone, endereço com município, RG e CPF para o e-mail: jcarro@estadao.com