Leitor reclama de vazamento em Fiorino

Proprietário afirma que óleo 'some' desde os 5 mil km rodados; leia outros casos da coluna 'Defenda-se'

Por 23 de dez, 2015 · 8m de leitura.

A Fiorino que adquirimos tem tido vazamento de óleo desde os 5 mil km. Achamos estranho o nível do líquido baixar com tanta rapidez e suspeitamos que fosse defeito de fábrica. Apontamos o problema na revisão, mas não fizeram nada além de completar o lubrificante e trocar o filtro, como de praxe. Quando tinha 9.358 km, voltamos à autorizada para a revisão seguinte e também não tivemos solução. Dois meses depois, os problemas se agravaram, com a necessidade de troca de cabeçote e até do bloco do motor. Já faz um mês que o veículo parou de vez e a concessionária não dá uma previsão de conclusão do reparo. A Fiorino faz muita falta na vida da empresa e precisamos de uma definição.

Raquel Garcia, São Paulo (SP)


Fiat responde: o veículo foi reparado em garantia e entregue em perfeitas condições de uso.

A leitora confirma a informação. Ela recebeu o carro oito dias após o envio da queixa.

Advogado: um carro que apresenta problemas sérios com tão pouca quilometragem não tem a qualidade que se espera de um veículo novo. Por isso, ele deveria ter sido trocado, ou ao menos reparado com agilidade, para reduzir a frustração e evitar prejuízos para o consumidor.


BMW X5
Problemas com o combustível

Meu X5 começou a falhar, alguns dias após ter sido abastecido em um posto de bandeira Ipiranga em Cubatão. A autorizada deu o diagnóstico de gasolina adulterada, com a necessidade de troca dos bicos injetores e da bomba de alta pressão. Os reparos serão feitos em garantia, mas a bomba teve de ser importada. Já estou há um mês sem o carro e hoje recebi um e-mail com a informação de que as peças estão retidas na alfândega. É inadmissível a marca ter milhares de X5 no mercado e não ter componentes em estoque. Minha mulher tem modelos Mercedes-Benz desde 2002, abastece nos mesmos postos e eu nunca soube que tiveram de trocar os bicos injetores ou mesmo imobilizar o carro por um mês.

Alexandre de Figueiredo Ferraz, São Paulo (SP)


BMW responde: houve avaria na bomba de alta pressão do veículo. Devido à falta momentânea dessa peça em nosso depósito no Brasil, foi necessária sua importação. Entre o pedido e entrega da peça, a conclusão do reparo e a devolução do veículo, transcorreram 30 dias.

O leitor confirma as informações e diz que fez a queixa pela demora no atendimento.

Advogado: a falta de peças não exime a montadora de realizar o reparo em até 30 dias, já que ela tem o dever legal de manter componentes de reposição à disposição no mercado. O fato de se tratar de peça importada não atenua a sua responsabilidade.


HYUNDAI TUCSON
Reparo após ofim da garantia

Na semana passada, meu Tucson 2008, com 48.700 km de uso, apresentou problemas no freio. O pedal perdeu pressão, dificultando a frenagem. Levei o carro à autorizada, onde disseram que seria preciso trocar o cilindro mestre, por R$ 1.100. Fiquei insatisfeito. Achei o preço alto e entendo que a peça não deveria ter se desgastado com essa quilometragem. Na central de relacionamento da marca, alegaram que a garantia de cinco anos está vencida. Mesmo assim, eu esperava que a fabricante assumisse o ônus dessa manutenção, já que diz que seus produtos são de alta qualidade. Pelo menos a concessionária me concedeu desconto na mão de obra.

Umberto Beer,São Paulo (SP)


Hyundai responde: entramos em contato com o cliente para esclarecer o ocorrido.

O leitor diz que já havia pago pelo conserto quando fez a queixa e esperava que a Hyundai lhe devolvesse o dinheiro, apesar do fim da garantia, para preservar a imagem da marca e satisfazê-lo. Mas a empresa reiterou a posição e ele ficou frustrado.

Advogado: após a garantia contratual, a empresa tem de responder pela qualidade do produto durante o período de durabilidade de seus componentes, na chamada garantia legal. Assim, o reparo pretendido pelo leitor só teria de ser feito sem ônus caso o desgaste da referida peça não fosse razoável dentro dessa quilometragem, afastando a hipótese de desgaste natural.


Tem uma queixa? Envie um resumo do problema com seu nome, telefone, endereço, RG e CPF para o e-mail:jcarro@estadao.com

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