Problemas na revisão
Agendei a revisão de 10 mil km de meu HB20 para o dia 1° de abril, às 11h30. Cheguei à autorizada às 11h34 e à oficina onde seria feito o serviço por volta das 11h43. Os funcionários disseram, em tom de deboche, que não fariam a inspeção pois eu estava atrasado. Tentei argumentar, mas foi em vão: tudo o que consegui foi um cartão para fazer um novo agendamento. Na segunda visita, quem levou o carro foi minha mãe. Quando o veículo foi devolvido, estava sujo (embora o custo da lavagem estivesse embutido no preço da revisão) e sem a tampa do tanque de gasolina (uma peça nova custa R$ 40). Além disso, cobraram uma taxa de mão de obra de R$ 140 pois eu havia ultrapassado os 10 mil km, e expediram a nota fiscal com CPF e endereço de outro cliente.
Rafael Eduardo de Assis, CAPITAL
Hyundai responde: solucionamos o caso e prestamos o devido suporte ao cliente.
O leitor confirma a informação. Ele diz que o valor pago a título de mão de obra virou crédito para a próxima revisão e a tampa do tanque foi substituída sem ônus.
Advogado: a solução foi correta, especialmente quanto à reposição da peça subtraída. Mas a empresa deveria ter oferecido ao cliente a opção de receber o valor da taxa em dinheiro e não apenas em crédito para uso futuro.
JEEP RENEGADE
Perda de carga da bateria
Retirei meu Renegade novinho da Europamotors e, chegando em casa, uma luz indicando mau funcionamento do motor se acendeu no painel. Levei-o de volta à concessionária, onde constataram fuga de carga da bateria. Técnicos e engenheiros da fábrica foram chamados para mexer no carro e ninguém conseguiu resolver o problema. O veículo está parado há 21 dias – e, de acordo com os meus cálculos, um carro desse tipo parado sem condições de uso representa um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 5 mil.
Wladimir Garcia Martin, CAPITAL
Jeep responde: o carro foi reparado e entregue ao cliente.
O leitor confirma a informação. Ele conta que descobriram um defeito no alarme, que veio de fábrica no carro, descarregava a bateria.
Advogado: vale lembrar que o prazo de 30 dias para reparo, estabelecido pela lei, refere-se a problemas mecânicos de grande monta. Pequenos defeitos no produto devem ser sanados imediatamente.
VW FOX
Carro parado por falta de peças
Meu Fox sofreu uma colisão e o motorista responsável pelo acidente acionou sua seguradora para consertá-lo. Dois meses e meio se passaram e não há previsão de quando meu carro será devolvido, pois falta uma peça da lateral esquerda. Depois de ter aberto vários chamados junto à VW, a seguradora sugeriu que eu mesmo tentasse resolver a questão com a montadora. Descobri, então, que a peça está em falta em todo o território nacional, sem previsão de produção. Como não há componentes em estoque para um modelo 2014 ainda em linha? Estou todo esse tempo a pé, pois a VW me negou um carro reserva, sendo que tenho pais idosos e filhos na escola e dependo do veículo para transportá-los e também para ir trabalhar. Estou tendo transtornos diários e prejuízos financeiros.
Carlos Eduardo Supi, CAPITAL
VW responde: os componentes necessários para o reparo já foram solicitados. O cliente está sendo informado sobre a conclusão do caso.
O leitor diz que só recebeu o carro após quatro meses e meio, todo sujo e com infiltração de água no porta-malas. Ele irá buscar uma reparação na Justiça.
Advogado: a falta de peças de reposição é uma falha de responsabilidade exclusiva da montadora, que é obrigada por lei a manter o mercado abastecido com componentes de reposição. A empresa deveria ter fornecido um carro reserva ao leitor ou arcado com suas despesas de locomoção. Por isso, ele pode buscar uma indenização na Justiça pelos prejuízos, incluindo danos morais.