Encomendei um Kicks novo com isenção fiscal para PCD em 30 de maio. Foi feita uma promessa verbal de entrega em 90 dias, mas no pedido ficou registrado o prazo de até 120 dias. Passados os quatro meses, porém, não consigo receber nenhuma posição, a despeito de minhas insistentes ligações para a empresa. Após 148 dias de espera, disseram que a entrega seria feita em dezembro, sem informar a data exata. Enquanto isso, vejo outras pessoas que fizeram encomendas em datas posteriores recebendo seus carros.
Patricia Forte Nunes,
FERRAZ DE VASCONCELOS (SP)
Nissan responde: estamos verificando essa questão.
A leitora diz que já recebeu o boleto para pagamento, mas ainda não sabe a data concreta de recebimento do carro novo.
Advogado: toda promessa feita ao consumidor vincula e obriga o fornecedor. Se a empresa estabeleceu um prazo para a entrega do veículo, o descumprimento da obrigação dá ao consumidor o direito de recorrer à Justiça, para obter o cumprimento do acordo. Além disso, todos os danos provocados pelo atraso na entrega do bem devem ser ressarcidos pela montadora.
TOYOTA COROLLA
Garantia negada em peças genuínas
No dia 8 de fevereiro de 2018, adquiri em uma concessionária Toyota um par de amortecedores dianteiros, juntamente com os batentes, para o meu Corolla. Alguns meses depois, em uma revisão, foi constatado vazamento de óleo em um desses amortecedores. Imediatamente entrei em contato com a autorizada e, para minha surpresa, disseram que não se responsabilizariam pelo defeito, pelo simples fato de a peça não ter sido instalada na própria concessionária. Ora, a reclamação não é sobre o serviço e sim pelo defeito da peça. Além disso, quando eu comprei a peça, não me informaram que a garantia seria de apenas três meses. No fim das contas, o consumidor que compra peças originais não tem segurança nenhuma. Qual é a vantagem de pagar mais por itens da rede autorizada?
Valério de Souza Barros, São Paulo
Toyota responde: já esclarecemos ao leitor as condições de garantia das peças adquiridas na rede autorizada Toyota e instaladas em oficina terceira.
O leitor disse que recebeu um e-mail da marca reiterando que a peça vendida em balcão teria garantia de apenas três meses, e não 12, como ele esperava. Ele diz que pagou R$ 1.700 nas peças, o dobro do que teria gasto fora da autorizada. E sustenta que impor a instalação na própria rede – serviço esse que é cobrado à parte – como condição para oferecer garantia é uma forma disfarçada de venda casada. Ele afirma que fará o reparo fora da rede autorizada.
Advogado: o consumidor tem direito de exigir que o componente adquirido tenha consistência e qualidade durante todo o tempo de vida útil. Isso independe de a peça ter sido ou não instalada pela concessionária. Para se isentar da responsabilidade, ao alegar que a montagem por terceiro desautoriza a garantia, a montadora tem de comprovar que a peça não tinha defeito em sua origem. E que o problema foi provocado pela atuação do terceiro que fez a instalação.
VW VIRTUS
Vibração fora do comum no motor
Comprei um Virtus zero-km em 14 de julho de 2018, com entrega prevista para após seis dias. A entrega não ocorreu na data prometida, pois o carro foi batido dentro da concessionária. Três dias depois da entrega tive problemas com a sonda lambda. E o cinto de segurança traseiro central veio com defeito. Esses problemas foram resolvidos. No dia 3 de agosto, porém, o carro apresentou um barulho estranho no motor. Depois de reter o veículo na oficina por um mês e meio, a VW informou que essa seria uma “condição de uso do veículo”. Como pode um barulho desses ser uma característica do carro? Quem compraria ou usaria um modelo novo nessas condições?
Arthur Brum de Magalhães, PORTO ALEGRE (RS)
VW responde: o veículo foi reparado e entregue ao cliente.
O leitor confirma que o problema foi resolvido por outra concessionária. Ele diz que já havia entrado com ação judicial pedindo a troca do carro ou o cancelamento da compra.
Advogado: quando o carro fica retido para reparos por mais de 30 dias, o consumidor pode optar por recebê-lo consertado após o prazo legal ou exigir sua troca por um novo. Outra opção é buscar uma nova oficina, como ocorreu. A propósito, a simples alegação de que determinado ruído faz parte do “comportamento normal” do veículo não basta para que a montadora se isente de dar satisfações. Nesses casos, o consumidor pode procurar uma oficina especializada e, de posse de um laudo técnico comprovando a existência dos defeitos, recorrer à Justiça para exigir a troca do veículo.
GALERIA: VEJA OS CARROS QUE FORAM LANÇADOS NO SALÃO DO AUTOMÓVEL
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Caoa Chery Tiggo 5x
Novato chega às concessionárias em dezembro, com motor 1.5 turbo de 150 cv. O porta-malas leva 340 litros. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Ferrari 488 Pista
A versão mais esportiva da 488 GTB tem motor V8 de 720 cv, o mais potente já feito pela marca (Foto: José Patrício/Estadão)
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Suzuki S-Cross
Recentemente renovado, tem duas opções de motor gasolina: um 1.6 aspirado de 126 cv e um 1.4 turbo de 146 cv. Ambas possuem câmbio automático de seis marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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VW GTS Concept
Símbolo de esportividade desde meados dos anos 1980, a sigla GTS prepara sua volta às concessionárias VW. Desta vez, o hatch Polo e o sedã Virtus serão os modelos contemplados com a nova versão. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Hyundai Sonata Hybrid
O sedã, que usa a mesma base do Kia Optima, apareceu na feira em versão híbrida. Não há planos de venda no Brasil. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery Tiggo 7
Com lançamento em janeiro de 2019, novo SUV tem cabine caprichada, com itens como ar-condicionado de dupla zona e bancos dianteiros com aquecimento. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Suzuki Jimny
A nova geração do jipinho chega no segundo semestre de 2019 em três versões, com motor 1.5 e câmbio automático de quatro marchas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Porsche Macan
O modelo de maior sucesso da marca foi ganhou entradas de ar frontais e laterais mais largas, novo conjunto ótico e lanternas unidas por uma faixa central luminosa. O motor 2.0 turbo gera 252 cv. (Foto: José Patrício/Estadão)
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BMW Z4
A nova geração do Z4 virá ao Brasil na configuração de topo, com motor 3.0 de seis cilindros e 340 cv e câmbio automático de oito marchas. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Ford Territory
Feito para o mercado chinês, o SUV médio Territory veio ao País para testar sua receptividade com o público. Ele deve ser produzido aqui no segundo semestre de 2019. Com porte próximo ao de um Jeep Compass, o modelo ficará acima do EcoSport na gama de SUVs da Ford. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Mercedes Project One
O hiperesportivo da Mercedes usa um motor V6 1.6 turbo e quatro motores elétricos. O conjunto produz mais de 1.000 cv. Como gira a mais de 11 mil rpm, o motor V6 precisa ser reconstruído a cada 50 mil km. (José Patricio/Estadão)
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Subaru WRX STi
Recentemente reestilizado, o sedã nervosão da Subaru usa um motor 2.5 de 310 cv, com tração integral e câmbio manual de seis marchas. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Protótipos da Honda
Os conceitos Urban EV Concept (em primeiro plano) e NeuV servirão de inspiração para o modelo elétrico que a Honda lançará na Europa em 2019 e no Japão no ano seguinte. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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BMW Série 8
O novo esportivo de luxo da BMW será importado em meados de 2019. Virá na versão M850i, com motor V8 de 4,4 litros biturbo de 530 cv e 75,5 mkgf. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Audi Q8
Espécie de irmão maior e mais luxuoso do Q7, o Q8 chega ao Brasil no ano que vem, com motor 3.0 V6 de 340 cv. O conjunto é auxiliado por um sistema elétrico de 48 volts, que dá uma “ajudinha” ao V6. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Lamborghini Huracán Performante Spyder
Tudo neste conversível é de impressionar, a começar pelos números. Seu motor V10 de 5,2 litros rende 640 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e chega a 325 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Lexus UX
A marca de luxo da Toyota trará este SUV compacto para brigar com Mercedes GLA e BMW X1, entre outros. Os preços ficarão entre R$ 170 mil e R$ 210 mil. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery Arrizo 5e
Lançado neste mês, o Arrizo 5 tem espaço interno enorme e preço de sedã compacto. A versão 5e, elétrica, é uma possibilidade real para o futuro - tudo vai depender do avanço da infraestrutura do País para esse tipo de veículo. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Mitsubishi Eclipse Cross
O Eclipse será montado na fábrica da marca em Catalão (GO) na mesma configuração importada do Japão, com motor 1.5 turbo. A produção começa no segundo semestre de 2019. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Caoa Chery eQ1
Este elétrico pra lá de compacto (leva apenas o motorista e um carona) veio só para provocar os brasileiros. A aposta para o nosso mercado é no eQ, versão eletrificada do conhecido QQ. (Foto: Thiago Lasco/Estadão)
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Porsche 911 GT3 RS
Esportivo de rua com DNA de pista, o 911 GT3 RS está desembarcando no Brasil por R$ 1.242.000. Ele precisa de apenas 3,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Foto: José Patrício/Estadão
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Honda Accord
Com visual atualizado, o sedã Accord estreia conjunto mecânico inédito: motor VTEC 2.0 turbo de 252 cv com injeção direta de combustível e câmbio automático de 10 marchas. Parte de R$ 199.990. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Hyundai Azera
A sexta geração do sedã de luxo Azera deve chegar no início do ano. Com motor 3.0 V6 de 261 cv, ele traz carregador de celular por indução (sem fio), faróis e lanternas de LED, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Chevrolet Bolt
Com motor elétrico de 200 cv, o Bolt EV será lançado no País em 2019, em duas versões. Os preços partem de R$ 175 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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BMW Série 3
A nova geração do sedã Série 3 chegará ao Brasil em 2019. Primeiro virá da Alemanha, e passará a ser nacional no segundo semestre. A primeira versão a chegar deve ser a de topo, 330i, que está no Salão. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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VW I.D. Crozz
Meio crossover, meio cupê, meio difícil de definir, esse conceito é um embrião do carro 100% elétrico que a Volkswagen prepara até 2020. Arrojado, tem autonomia de 500 km. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Nissan Frontier Sentinel
A picape - que na linha 2019 passou a ser trazida da Argentina e não mais do México - apareceu no Salão em uma versão conceitual, feita para ajudar em resgates em condições difíceis. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Fiat Fastback
Única novidade no estande da Fiat, esse exercício de estilo dá algumas pistas de como será o futuro SUV derivado da picape Toro. Foto: José Patricio/Estadão
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Ferrari Portofino
A sucessora do modelo California T tem motor de 600 cv e preço no Brasil de R$ 2,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Rolls-Royce Cullinan
Estreia da Rolls-Royce no segmento dos SUVs, o Cullinan tem motor V12 biturbo de 6,75 litros e 567 cv. No Brasil, o modelo de alto luxo custará R$ 4,4 milhões. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Lamborghini Urus
SUV mais potente do segmento, o Urus tem um motor V8 biturbo de 4,0 litros, capaz de produzir 650 cv. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Toyota Yaris Way
O hatch Yaris acaba de ganhar sua versão de apelo aventureiro, equipada com motor 1.5 de 110 cv. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Audi RS4
A quarta geração da perua, que tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e 60 mkgf, chegará às concessionárias Audi em março de 2019. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Chevrolet Camaro
O Camaro passou por algumas mudanças no visual, mas a maior mudança foi mecânica. O V8 de 6,2 litros se mantém inalterado, com 461 cv, mas agora a transmissão é automática de dez marchas, ante a de seis do modelo anterior. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Volkswagen T-Cross
Modelo chega em março de 2019, com os mesmos motores turbo que equipam Polo (1.0 TSI) e Golf (1.4 TSI). Visual atraente e bom recheio de equipamentos são suas principais armas. (Foto: José Patrício/Estadão)
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Hyundai Saga EV
O SUV elétrico tem motor de 204 cv que roda até 470 km com uma única carga de bateria. Desenvolvido pela Hyundai nos EUA apenas para o Salão de São Paulo, o conceito antecipa linhas que poderão ser vistas na próxima geração do HB20, que chega em 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Renault Symbioz
No estande da Renault, só dá ele. Em testes há cerca de um ano, o protótipo elétrico Symbioz tem sistemas de condução autônoma nível 4 (na qual o carro já consegue rodar com autonomia sem depender da interferência do condutor, que só precisa assumir o volante em situações específicas). (Foto: José Patricio/Estadão)
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Kia Stonic
O SUV médio virá do México em 2019, para enfrentar HR-V, Creta e Kicks. Deverá ter o motor 1.6 flexível do Cerato, com preço na faixa de R$ 100 mil. (Foto: Werther Santana/Estadão)
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Volkswagen Tarok
Provável revelação mais importante do Salão deste ano, a picape Tarok está praticamente pronta. Com visual descolado, cabine dupla e tração integral, ela tem forte munição para neutralizar a Fiat Toro. (Foto: José Patricio/Estadão)
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AMG GT de quatro portas
Que tal um carro de corrida que pode levar sua família para fazer compras (em shoppings de luxo, é claro)? Essa é a proposta da nova versão de quatro portas do cupê esportivo AMG GT 63 S, da Mercedes-Benz. Por baixo da aparência algo mansa, há um nervoso 4.0 V8 biturbo que gera 639 cv e 91,8 mkgf. (José Patricio/Estadão)
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Renault Zoe
Depois de uma etapa inicial sendo vendido apenas a empresas, o elétrico francês Zoe agora está disponível para compra por pessoa física, por R$ 149.000. Ele tem autonomia de 300 km e consegue recarregar 80% d abateria em 1h40. (Foto: José Patricio/Estadão)
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Nissan Leaf
Protagonista da primeira onda de elétricos à venda no Brasil, o Leaf já pode ser encomendado, por R$ 178.400, com entregas a partir de junho de 2019. (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
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Jeep Wrangler
Principal novidade da Jeep, a nova geração do Wrangler chega às lojas no primeiro trimestre de 2019. Com novo motor 2.0 turbo a gasolina de 273 cv, ele virá em três versões: Sport (duas portas), Sahara (quatro portas) e Rubicon (quatro portas). (Foto: José Patricio/Estadão)
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Ford F-150 Raptor
Picape mais vendida do mundo, a F-150 veio ao Salão paulista em sua versão esportiva, Raptor. (Foto: Werther Santana/Estadão)