MARCELO FENERICH
A limpeza é um dos serviços mais importantes a se realizar no veículo após o retorno da viagem de férias. Segundo especialistas, fatores poluentes e oxidantes agridem, além da pintura, vários componentes do veículo. “Chuva, sol, maresia, terra, areia e seiva de árvores estragam o verniz”, afirma o dono da Roberto Polimentos (5561-1572), oficina da zona sul, Roberto Gozzo.
“Na lavagem, não recomendo a utilização de nenhum tipo de material abrasivo. Apenas água e sabão neutro. Encerar o carro a cada três meses ajuda na conservação”, diz o especialista.
Segundo Gozzo, até para lavar o carro é preciso cautela. “A primeira etapa consiste em enxaguar a carroceria antes de passar a luva ou o pano com sabão. Partículas sólidas riscam a tinta.”
O mecânico Pedro Luiz Scopino, da Auto Mecânica Scopino (3955-2086), na zona norte, diz que componentes de metal sem proteção também precisam de atenção. “Peças como bandejas, parafusos, conectores do sistema de injeção e da bateria e as coifas dos amortecedores podem estragar com a sujeira.”
O proprietário da Estopa Auto Mecânica (3871-3229), na zona oeste, Ricardo de Carvalho, afirma que depois de rodar por estradas de terra é preciso verificar o estado dos filtros de óleo e de ar e trocar o fluido, além de fazer a revisão dos freios. “Se entrar areia entre as pastilhas e os disco ou nas lonas, o sistema vira ‘uma lixa’ e o carro perderá eficiência de frenagem.”