GUILHERME WALTENBERG
Além de garantir a segurança, cuidar bem dos pneus também representa economia, pois nesse caso eles não terão de ser trocados antes da hora. É importante calibrá-los semanalmente e fazer rodízio. A maneira de guiar também preserva os componentes: não se deve forçá-los muito em arrancadas, por exemplo.
Calibrar pneus e alinhar as rodas são apontados por Pirelli e Michelin, duas das principais fabricantes do País, como medidas para aumentar a durabilidade do item. Segundo a Michelin, com 25% menos pressão, a vida útil do pneu cai pela metade.
Para o piloto de testes da Pirelli César Urnhani, quatro fatores são decisivos na conservação: direção, manutenção, ambiente e modelo. “Pneus são um raio X do estilo do condutor e isso reflete na duração”, diz. O piloto recomenda direção defensiva e alerta que locais quentes e carros esportivos consomem mais o componente.
O gerente de produtos da Pirelli, Fábio Magliano, recomenda rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10 mil km. Os serviços custam R$ 110 na Pneulinhares (2295-6168), na zona leste e R$ 100 na Pneus Albuquerque (3467-7115), na zona sul.
Segurança
Urnhani diz que em caso de chuvas, manter o pneu calibrado é questão de segurança. “Sem ar, ele usa mais a lateral e aumenta a chance de aquaplanar”, afirma.