Você está lendo...
Maresia pode acelerar corrosão no veículo
Manutenção

Maresia pode acelerar corrosão no veículo

Cuidados simples evitam danos causados pelo ar das cidades litorâneas

16 de dez, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Maresia pode acelerar corrosão no veículo
Contato com a areia ou mesmo com o ar litorâneo tende a acelerar o processo de corrosão
Com as festas de fim de ano, o litoral é um dos destinos mais procurados por quem quer fugir das grandes cidades. Mas o lazer à beira-mar traz riscos para o veículo por causa da maresia, como é conhecido o fenômeno no qual gotículas de água salgada vindas do mar são transportadas pelo vento. A boa notícia é que, com cuidados simples, dá para evitar prejuízos após a viagem à praia.

A parte inferior do carro é a mais afetada pela maresia. Segundo o gerente operacional da loja especializada em estética automotiva Master Cleaner, Leandro Amorim, o veículo deve ser lavado em até duas semanas após retornar do litoral. Isso evita que o acúmulo de água salgada e areia cause corrosão nas peças. O escapamento, por exemplo, pode até furar por causa da ação do sal.

Uma lavagem com produtos especiais para remoção de resíduos parte de R$ 50 e pode ser feita até em postos de combustível. Antes de viajar, Amorim recomenda a aplicação de uma cera selante na parte inferior do assoalho, para facilitar a limpeza após a viagem.

Publicidade


Peças de borracha também podem ser afetadas pela maresia. É o caso das palhetas do limpador de para-brisa e das coifas (como as dos amortecedores e alavanca do câmbio), que podem até furar.

Por isso, uma verificação geral no estado desses componentes deve ser feita logo após o retorno da viagem. Um kit de coifas para um Citroën C3, por exemplo, custa R$ 120,59 na Caçula de Pneus (3040-6464).

Os terminais e conexões elétricas também podem se oxidar com a ação do sal e da umidade do ar da praia. A limpeza nos conectores da bateria é simples e pode ser feita até pelo próprio motorista. Basta retirar o zinabre formado pela oxidação com uma lixa fina. Isso evita perda de corrente elétrica e até panes no sistema.


Prevenção. Para evitar problemas, no litoral é recomendável guardar o carro em local fechado, principalmente à noite, quando a maresia é mais intensa. Se isso não for possível, utilize uma capa que envolva todo o veículo.

Trafegar na areia é perigoso. Além do risco de o carro atolar próximo ao mar, o contato direto com a água salgada causa danos mais graves que os provocados pela maresia.

E, se a maré subir inesperadamente e invadir o carro, pode até causar perda total.


Deixe sua opinião