Meu March foi arrombado e levaram o estepe e o macaco. Pedi um orçamento para a reposição do macaco e a autorizada pediu R$ 1.500 pela peça, que não tem componentes eletrônicos ou tecnologia que justifiquem esse valor. Quando trocar meu carro, trocarei também de marca. A política de preços da Nissan não é justa.
Antonio Carlos Amado, CAPITAL
Nissan responde: o valor da peça está em conformidade com nossa política de preços.
O leitor conta que repôs as peças no mercado paralelo e o macaco lhe custou R$ 44,50.
Advogado: regime de preços livres não significa que valores abusivos ou arbitrários sejam toleráveis. O leitor pode pedir a ajuda do Procon, que solicitará à montadora explicações para o preço cobrado, inclusive considerando os valores de mercado para o componente.
Veja outros casos publicados na coluna Defenda-se desta semana
VW TIGUAN
Dor de cabeça após a garantia
Comprei um Tiguan zero-km em 2011. Há dois meses, um aviso no painel recomendou “levar carro para oficina imediatamente”. Na autorizada Sorana, disseram que era preciso trocar a tampa do cabeçote, o que foi feito. Quando recebi o carro de volta, rodei 15 minutos, o aviso voltou e o motor “ferveu”. Dessa vez, a concessionária constatou que cabeçote e válvulas, danificados, teriam de ser substituídos – por minha conta, já que a garantia havia expirado. Isso me pareceu inaceitável, já que o carro tem apenas 44 mil km e passou por todas as revisões. Terminada a garantia, o veículo se torna descartável? Questionei a montadora e espero uma definição há mais de 60 dias. Preciso do carro para trabalhar, não estão dando a devida atenção ao caso e ainda me negaram veículo reserva.
Henrique Waintraub, CAPITAL
VW responde: avaliamos o veículo, que está fora da garantia. Estamos à disposição para realizar os reparos, mediante aprovação de orçamento pelo cliente.
O leitor diz que a Sorana arcou com o ônus do conserto, depois de quase quatro meses de discussão. Ele critica a posição da montadora de não responder pela qualidade do produto.
Advogado: terminada a garantia contratual, a montadora ainda responde pela qualidade do veículo até o fim da vida útil de seus componentes, pela chamada garantia legal. Assim, se as avarias no motor forem incompatíveis com a quilometragem do carro, o consumidor pode pleitear o reparo sem ônus.
FIAT IDEA
Dor de cabeça após a garantia 2
Comprei um Idea zero-km na Itavema no início de 2014. A nota fiscal foi emitida em 24 de fevereiro e retirei o carro em 21 de março. No dia 18 de fevereiro de 2016, o carro tinha 19.400 km e eu estava aguardando os 20 mil km para levá-lo à revisão. Parei em um posto para abastecê-lo e o frentista mostrou que o reservatório do líquido de arrefecimento estava quase seco. O sistema foi completado com dois frascos e meio de aditivo. Uma semana depois, em nova verificação no posto, o radiador estava na mesma situação e voltei a completar o nível com aditivo. Mesmo não tendo atingido 20 mil km, agendei a revisão para o dia 1º de março e relatei o problema. No mesmo dia, o consultor ligou dizendo que havia localizado um vazamento no radiador, que teria de ser trocado. E apresentou orçamento de R$ 815,42, acrescentando que a garantia havia expirado. O manual informa que a cobertura começa a ser contada da data da emissão da nota fiscal, mas só recebi o carro 25 dias depois da emissão. Não é justo o prazo da garantia começar a correr antes de o veículo ser entregue ao cliente.
Luiz Tosatto, SANTO ANDRÉ (SP)
Fiat responde: conforme indicado no manual do proprietário, a garantia tem início na data de faturamento do veículo que, via de regra, é a mesma data de entrega do veículo.
O leitor diz que foi lesado pela forma como a Fiat contou o prazo de garantia de seu carro.
Advogado: sem dúvida, não é justo o prazo da garantia contratual se iniciar antes do efetivo uso do veículo, quando ele não é entregue no ato da emissão da nota fiscal. O leitor também poderia pleitear o reparo, sem ônus, com base na garantia legal de qualidade, que tem vigência até o fim do prazo de vida útil do componente.
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