Belisa Frangione
Os pneus de picapes, utilitários-esportivos e jipes não são necessariamente off-road. Dependendo da utilização do veículo, podem também ser mistos (on/off-road) ou de uso urbano (on-road).
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Os produtos convencionais, ou urbanos, são os mais recomendados pelos fabricantes de veículos. A maioria dos carros sai de fábrica equipada com eles. Os de uso misto possuem composição voltada 70% para asfalto e 30% para terra.
“Grande parte dos utilitários traz já de fábrica pneus do tipo ‘on-road’, ou seja, de uso predominantemente urbano, enquanto jipes e picapes comportam melhor o misto ou totalmente off- road”, afirma o professor do curso de engenharia e mecânica automobilística da FEI, Carlos Rodrigues.
O pneu off-road se diferencia principalmente pelo desenho e por sua composição.
“Esse tipo de pneu tem desenho de banda de rodagem mais agressivo para maior tração em terrenos inconsistentes e compostos de borracha mais resistentes a cortes e picotamentos”, explica o gerente de engenharia de produto da Bridgestone Brasil, José Quadrelli.
Os pneus off-road também são mais flexíveis para compensar a rigidez da banda de rodagem. Por isso, são indicados apenas para uso em estradas de terra e areia. “Na cidade eles perdem desempenho e aderência”, reforça o professor Rodrigues.
Segundo o diretor comercial da oficina virtual Itaro, Carlo Pessoa, esses três tipos de pneus se diferenciam por velocidades e capacidades de carga médias. “O convencional do utilitário-esportivo suporta a velocidade máxima de 240 km/h e 1.060 kg. Já o on/off, aguenta rodar a 190 km/h e carrega 1.400 kg. Para o produto off-road, são 210 km/h e leva cerca de 1.100 kg.”
“Utilitários-esportivos produzidos em plataforma de carros de passeio não comportam pneus de grandes dimensões. Por isso, é preciso ficar atento às especificações do fabricante quanto a peso e velocidade máxima”, aconselha o diretor de planejamento e engenharia da Mitsubishi, Reinaldo Muratori.
Os cuidados para manutenção são os mesmos para os três. Para o diretor do Sindirepa, o sindicato das reparadoras, César Samos, é preciso atenção a esses veículos após o uso off-road. “Faça uma verificação das condições de suspensão e balanceamento. No caso de uso fora de estrada utilize a pressão recomendada para essa atividade.”
Na Itaro www.itaro.com.br), os pneus Bridgestone Dueler 255/70 R16 (uso misto) e Goodyear Wrangler Adventure 235/75 R15 (off-road) têm preço de R$ 700 a unidade. Na Auto Mecânica Scopino (3955-2086), na zona norte, o balanceamento das quatro rodas custa R$ 60.