Você está lendo...
PCD terá área exclusiva para exame de CNH em SP
Legislação

PCD terá área exclusiva para exame de CNH em SP

Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul, terá uma nova área especial para atendimento de pessoas com deficiência

Redação

20 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

PCD
Proposta visa alterar Lei de Isenção do IPI para compra de veículos 0-km por PCD
Crédito:CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO

O Detran de São Paulo terá um novo ponto para atendimento de pessoas com deficiência (PCD) interessadas em realizar os exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo local será no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital.

O novo espaço para atendimento a PCD deverá entrar em operação no primeiro trimestre de 2019. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Detran.SP e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O passo a passo para o processo de obtenção de CNH por pessoas com deficientes está no portal do Detran.SP.

SP só tem um local para atendimento a PCD

Atualmente, o Detran.SP conta com apenas um local com banca especial para PCD, na unidade Aricanduva, na zona leste. Por mês, são realizados ali cerca de 3.600 testes práticos para habilitação de novos motoristas.

Publicidade


Detran cria cartilha para o verão

Detran também libera cartilha para o verão

O Detran também liberou uma cartilha de boas práticas durante o verão para que o motorista não seja multa. Ela esclarece algumas dúvidas comuns de onos de carros e motos.

Uma das mais importantes é não dirigir com calçados que se soltem do pé, como chinelos e sandálias. Dirigir descalço, porém, é permitido.


Pode-se também dirigir sem camisa, mas apenas se motorista já entrar no carro sem ou tirar com o carro estacionado. Tirar camisa com o semáforo fechado pode gerar multa.

Ler, comer ou beber com o parado no engarrafamento ou semáforo também é proibido. “O condutor deve, a todo o momento ter domínio de seu veículo, dirigindo com atenção e cuidados indispensáveis à segurança no trânsito. Dessa forma, estamos preservando vidas e respeitando as leis”, disse Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Cuidados especiais nas motos

Nas motos, capacetes com viseis são mais do que obrigatórios. Mas há outros itens essenciais, como calçado fechado e coletes refletivos visíveis para os profissionais. Crianças menores de sete anos também não podem estar na garupa.


Deixe sua opinião