A Renault do Brasil emitiu comunicado nesta quinta-feira (18) para anunciar o primeiro recall do Kardian. Conforme a montadora, após investigação, “constatou-se que os parafusos das rodas traseiras podem apresentar fixação insuficiente, em razão de uma possível deterioração da rosca dos tambores do freio traseiro”.
Ou seja, uma falha de produção que “pode resultar em acidentes graves e/ou fatais aos ocupantes”. No comunicado, a montadora convoca os proprietários das unidades defeituosas do SUV (veja abaixo) para a troca dos tambores de freio traseiros, bem como dos parafusos das rodas dianteiras e traseiras. O serviço leva até 1h05 e o reparo, claro, é gratuito.
Segundo a Renault, a fixação inadequada dos parafusos pode ocasionar um ruído e deslocamento das rodas traseiras. Isso, portanto, afeta as características originais de dirigibilidade. E, por isso, em casos extremos, pode resultar em acidentes com lesões graves e/ou fatais.
Donos do Renault Kardian podem consultar mais informações e fazer o agendamento do serviço de recall no site da marca (www.renault.com.br/recall) ou no telefone do SAC 0800 055 5615.
- Modelo: Kardian Evolution
- Chassis envolvidos (não sequenciais): J001446 a J007306
- Data de produção: 15/03/2024 a 03/05/2024
Renault Kardian é o novo SUV de entrada da marca
Lançado em abril deste ano, o Renault Kardian é o primeiro modelo de uma nova família de carros da marca francesa. Por isso, o SUV faz a estreia no País da nova plataforma CMF-B, a mesma base dos carros europeus da montadora. Assim como do inédito motor 1.0 turboflex da marca, capaz de gerar até 125 cv de potência e 22,5 mkgf de torque máximo combinado ao câmbio automatizado DCT de dupla embreagem e sete marchas.