Em tempos de vias cada vez mais monitoradas, velocímetro com mau funcionamento aumenta o risco de o motorista ser multado. Em caso de defeito no painel, o custo do reparo varia de R$ 200 (analógicos) a R$ 500 (digital).Os veículos mais novos têm dispositivos controlados eletronicamente. Ou seja: é grande a chance de que eventuais erros nas informações exibidas no painel estejam relacionados a falhas no módulo. Ou mesmo em sensores, como os de rotação, velocidade e temperatura do motor, por exemplo.
Fusíveis queimados e defeitos em dispositivos como a bateria também podem prejudicar a aferição de dados do carro. Portanto, antes de sair desmontando o quadro de instrumentos é preciso checar se o sistema elétrico está em dia.
Panes nos sensores causam erros de leitura que são transmitidos aos ponteiros. Falhas na marcação do nível de combustível podem estar relacionadas ao mau funcionamento do sensor do tanque, mais conhecido como “boia”.
Se esse for o defeito, a peça para um Volkswagen Polo, por exemplo, custa R$ 188 na Jocar (3797-0777). Esse preço não inclui a instalação.
Um defeito relativamente comum nos painéis com tela de LCD é a falha na exibição de alguns dígitos. Como os que mostram dados de hodômetro ou mesmo o velocímetro.“Painéis de carros feitos antes de 2008 costumam dar mais defeito. É quase certo que falharão”, afirma William Felipe, dono da Velomotors (5842-7876), oficina especializada nesse serviço. Para um Audi A3 antigo, o reparo da tela central parte de R$ 400. No caso de ponteiros, o preço começa em R$ 200.Para um Fiat Idea, são R$ 240 na Speed Velocímetros (2631-3016). O preço chega a R$ 1.600 para Land Rover Freelander.
Sistemas acionados por meio de cabos não estão imunes a falhas. Reparar o painel de um Fiat Palio feito até 2007 parte de R$ 38,50 na Jocar.