Pequenos riscos e opacidade nos faróis podem parecer inofensivos, mas de acordo com especialistas, há grande risco de prejudicarem a visibilidade do motorista. Vedação malfeita, por exemplo, provoca infiltrações e oxidação da máscara cromada.
O proprietário da distribuidora de autopeças KM555 Car Care Systems, Marcus Renato Silva, explica que durante o processo de fabricação os faróis recebem uma película ultrafina de proteção contra os raios ultravioleta. A ação de agentes externos, como micropartículas e cascalhos, e a limpeza com produtos inadequados, reduzem a durabilidade do produto.
“Esses agentes atuam como se fossem uma lixa, deixando o farol opaco. Passar pano velho ou escova produz o mesmo efeito”, diz. De acordo com Silva, a película que deveria durar seis anos acaba durando apenas dois.
Para o conselheiro da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) Francisco Satkunas, a durabilidade das lâmpadas pode diminuir caso a calibragem dos pneus esteja incorreta. “Se o carro está alto ou baixo demais, o motorista regula o facho de luz de maneira errada, o que sobrecarrega as lâmpadas.”
O mecânico Pedro Luiz Scopino, da Auto Mecânica Scopino (3955-2086), na zona norte, recomenda a regulagem dos faróis com um aparelho que mede a intensidade da luz e verifica a necessidade de troca das lâmpadas. O serviço custa R$ 20 e é feito em cerca de 15 minutos. “Além da regulagem, aconselho que seja feita a limpeza externa das lentes e a verificação de infiltração”, diz Scopino.
O excesso de água por muito tempo pode provocar a oxidação da máscara cromada. Para evitar isso, Denis Marum, da Chevy Auto Center (3875-7099), na zona oeste, indica a troca da lente. “A infiltração é causada por ressecamento da vedação. É preciso trocar a lente e vedá-la de novo.” Lá, o serviço fica pronto em meia hora e custa R$ 30.