Você está lendo...
Saiba a hora de trocar as palhetas
Manutenção

Saiba a hora de trocar as palhetas

Ressecamento da borracha pode exigir substituição de peça antes da hora

25 de dez, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Saiba a hora de trocar as palhetas
Troca deve ser feita uma vez por ano, pelo menos

Chegou a estação do ano em que os limpadores de para-brisa são mais testados. A frequência das chuvas promete aumentar, o que exige ainda mais o seu uso, e o tempo mais quente costuma ressecar as borrachas. A troca da peça, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano, tem de ser antecipada nesses casos.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook

Publicidade


++ Encontre as melhores dicas de manutenção para o seu carro

++ Entenda como funcionam os “Head-up displays”

“A maior incidência de raios UV pode afetar a composição da borracha e diminuir sua durabilidade”, afirma o chefe de trade marketing da divisão de automotivos da Robert Bosch, Horácio Meza.


‘SINTOMAS’

As palhetas e limpadores dão sinais de que precisam ser trocadas. “Os principais são o vidro cheio de riscos e o excesso de barulho, que significa o desgaste da peça”, explica o consultor técnico da rede Oficina Brasil, Antônio Cesar Costa.

Porém, para o diretor do Sindirepa, o sindicato das reparadoras, Antônio Gaspar de Oliveira, esses sinais são percebidos sempre na última hora. “O motorista só aciona os limpadores quando é necessário, ou seja, durante uma chuva forte. Aí o risco que se corre é sério.”


CUIDADOS

As precauções com a peça devem começar com a mistura que vai no reservatório. “Não adicione qualquer produto. Há detergentes específicos para essa função”, diz Oliveira.

Outro cuidado é na hora de limpar a peça. “Quando for lavar o carro, a limpeza das lâminas de borracha deve ser feita somente com pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos”, aconselha Meza.


Antes de realizar a substituição da peça, os especialistas consultados recomendam uma “mini revisão” que inclui verificações mecânicas, como a condição do motor e o braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado.

Oliveira ressalta que realizar uma checagem semanal da peça pode evitar grandes dores de cabeça. “Na garagem, acione o esguicho e os limpadores. E ao notar qualquer anormalidade como ruídos e falhas na limpeza, providencie a troca”, diz o especialista.

PREÇOS


Na loja virtual da Wurth (www.wurth.com.br), o Limpa Para-brisa, detergente específico para reservatórios tem preço de R$ 20,90.

No Extra (www.extra.com.br), o kit de palhetas da marca Chimpa custa R$ 13,11.


Deixe sua opinião