Você está lendo...
Seguro DPVAT continua valendo no País por determinação do STF
Legislação

Seguro DPVAT continua valendo no País por determinação do STF

Medida provisória do governo Bolsonaro foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal

Redação

20 de dez, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

dpvat
SEGURO DPVAT É PARA QUALQUER PESSOA QUE SOFRA ACIDENTES DE TRÂNSITO
Crédito:Divulgação

Com seis votos a favor e três contras, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a medida provisória do governo Bolsonaro que acabava com o seguro DPVAT. O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é obrigatório em todo o país. Ele pode ser requisitado por qualquer pessoa em caso de acidentes de trânsito.

“Como se depreende do texto constitucional, é necessária lei complementar para dispor sobre os aspectos regulatórios do sistema financeiro nacional”, escreveu o relator do caso, ministro Edson Fachin, ao votar pela suspensão da medida provisória.

Na sua argumentação, o ministro afirmou que medida provisória vai contra a Constituição, que exige lei complementar para tratar do tema. Ele disse que a alegação de inconstitucionalidade é plausível.

Publicidade


Foi o partido ‘Rede sustentabilidade’ que acionou o supremo para suspender a medida provisória do governo que daria fim ao DPVAT. Segundo o partido, não havia argumentos suficientes para justificar a medida, que teria ‘potencial desvio de finalidade’.

O desvio de finalidade seria o fato de que o governo teria acabado com o seguro DPVAT para atingir o rival político do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar.


Bivar controla o conselho de administração da seguradora Excelsior, uma das credenciadas pelo governo para cobertura do seguro DPVAT. A empresa detém cerca de 2% da Seguradora Líder, consórcio que administra o DPVAT.



Deixe sua opinião