carregadores carro elétrico Waze inmetro
Diogo de Oliveira/Estadão

Senado terá audiência sobre recarga de carros elétricos em garagens

Comissão Técnica do Senado Federal realizará audiência pública para discutir normas para recarga de carros elétricos em condomínios

Por Adrielle Farias 07 de jun, 2024 · 4m de leitura.

Quando o condutor adquire um carro eletrificado plug-in, ou seja, que precisa ser carregado de forma externa, ele pode também levar para casa uma unidade de carregamento Wallbox. Mas, e quando você mora em um condomínio, como isso funciona? Esse é o tema que a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal deve discutir nos próximos dias. Apesar de alguns prédios novos já trazerem este tipo de tecnologia, há normas que precisam ser revistas.

A escassez de infraestrutura para recarga de carros elétricos no Brasil ainda é uma preocupação para quem deseja adquirir este tipo de veículo. Em São Paulo, por exemplo, há mais de 1.400 eletropostos para recarga. Já em todo o Brasil, são cerca de 4.600 eletropostos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente o Estado de São Paulo é responsável por ter cerca de 1/3 do total de eletropostos do País.

Contudo, este número de pontos para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in ainda não é satisfatório e não consegue dar conta da demanda. Em São Paulo, o número de carros eletrificados pelas ruas têm crescido ao longo dos últimos meses e, atualmente, já passa dos 65 mil veículos. Enquanto isso, no Brasil, são mais de 270 mil modelos.

Senado discutirá recarga para carros elétricos em garagens

Volvo carregadores Projeto de Lei
Volvo/Divulgação

Desta forma, uma solicitação feita pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) pede pela realização de uma audiência pública para debater o assunto. Segundo o parlamentar, é preciso discutir normas de segurança para instalação de carregadores em garagens de edifícios. O assunto deverá ser discutido também com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da ABVE.

O Corpo de Bombeiros, inclusive, já havia proposto um projeto em São Paulo para revisar as normas de segurança envolvendo o carregamento de veículos elétricos. Após um pedido da Abve, a corporação estendeu o prazo para uma consulta pública referente à pauta até o dia 5 de agosto. Entre as medidas que o Corpo de Bombeiros pontuou está a exigência de 5 metros de distância entre um carro e outro, enquanto há o carregamento. A sugestão gerou “polêmica”, pois para que esta se torne possível, é necessário reduzir o número de vagas nas garagens.

Siga o Jornal do Carro no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.