Barulhos na suspensão
Desde o primeiro mês de uso do meu Sentra, notei barulhos na suspensão, como se as peças estivessem soltas. Levei o carro à autorizada e foi feita a troca dos quatro amortecedores, que estariam danificados, segundo disseram. Mas essa providência só eliminou os ruídos por uma semana. Voltei à concessionária, tive de alugar um carro por dois dias e, quando o meu veículo foi devolvido, estava do mesmo jeito. Oito meses se passaram e ninguém tem uma solução para o caso. Enquanto isso, meu Sentra anda como um carro velho, minha vida está em risco e estou tendo problemas até com minha noiva.
Washington Meneses Lobo, CAPITAL
Nissan responde: já efetuamos a troca das peças necessárias.
O leitor diz que, após a queixa, o carro passou por novos reparos, mas o problema voltou. Ele conta que o defeito é recorrente e, a cada dois meses, é obrigado a voltar à oficina, perdendo o dia de trabalho e tendo novos gastos com transporte.
Advogado: nos casos em que mesmo após reparos o defeito reaparece, o cliente passa a ter direito à troca do carro. O consumidor não deve ser submetido a eternas idas e vindas à oficina. Além disso, os prejuízos causados pelas frequentes imobilizações do veículo devem ser ressarcidos pela montadora.
HONDA FIT
Consumo acima do divulgado
Tenho um Fit 2015 com câmbio automático. Abasteço em posto de marca renomada, calibro os pneus semanalmente, não tenho “peso morto” no porta-malas e dirijo sem forçar o motor ou frear bruscamente. Rodando pela capital paulista, fiz várias medições de consumo com o computador de bordo do veículo e obtive média de 6,5 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina. Sugiro que a Honda divulgue dados realistas para o trânsito de São Paulo, considerando que a cidade tem a maior frota do País. E que essas medições sejam feitas por motoristas comuns, não por profissionais, e ao nível do mar.
Celso Heladio Ortiz, CAPITAL
Honda responde: o consumo de combustível pode variar de acordo com diferentes fatores externos, como o estilo de condução, a carga, a pressão dos pneus, a topografia do terreno, condições climáticas e de trânsito e a qualidade do combustível. Pedimos que o cliente encaminhe o veículo para avaliação na concessionária, com nosso acompanhamento direto.
O leitor conta que levou o carro à concessionária, onde alegaram que os valores indicados pelo computador de bordo são normais. Ele afirma que os resultados não são condizentes com o consumo do modelo verificado pela ABNT, tido como excelente, e se diz insatisfeito como consumidor, pois o consumo de seu carro é muito mais alto que o divulgado.
Advogado: a montadora deve divulgar valores adequados à utilização do carro em condições normais, sob o risco de incorrer em propaganda enganosa. E, diante da queixa do leitor, deve fornecer prova técnica de que o consumo de seu veículo está de fato dentro dos parâmetros normais.
CHEVROLET SPIN
Recall frustrado por falta de peças
Tenho uma Spin 2013. Recebi no mês passado uma convocação da GM para substituição da porca de fixação da bomba de combustível ou, se necessário, do tanque. Não consegui agendar o serviço na concessionária Mocovel porque, segundo os funcionários da empresa, as peças necessárias não estão disponíveis no estoque.
Mariza Natali Salgado Oliveira, MONTE SANTO DE MINAS (MG)
Chevrolet responde: o veículo, após reparos, foi entregue em condições normais de uso.
A leitora diz que o problema foi resolvido logo após o envio da queixa ao jornal.
Advogado: a montadora tem o dever legal de manter peças de reposição à disposição dos clientes e, por isso, deve realizar o conserto no prazo máximo de 30 dias. Se o defeito objeto do recall provocar algum acidente, a empresa poderá ser responsabilizada.