Gustavo Henrique Ruffo
Cuidar bem dos pneus é mais do que medida de segurança. Responsáveis por manter o carro em contato com o solo, eles são caros. Se forem bem cuidados, podem durar mais, o que representa uma boa economia, “Quando recebe a devida atenção, o pneu tem desgaste mais uniforme e chega tranquilamente a 50 mil quilômetros ou mais”, diz o gerente de atendimento ao cliente da Continental Pneus, Milton Araújo.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Calibrar é apenas parte do processo. “É preciso fazer isso uma vez por semana, a frio. Se o pneu estiver quente, a calibragem poderá ficar abaixo do mínima recomendado”, afirma o gerente de marketing da Pirelli, Fábio Magliano.
De acordo com ele, quando o pneu roda com pressão abaixo da especificada, toda a estrutura fica estressada. “Ela flexiona muito mais do que deveria, o que aumenta a temperatura pelo excesso de movimentação, e isso é danoso ao pneu. Muda o tempo de resposta e perde conforto. Pneu murcho deixa a parte central com menos contato com o solo, o que consome os ‘ombros’. Se ele está muito cheio, o o que gasta mais é o meio. Nos dois casos, o desgaste é irregular.”
PRAZOS CORRETOS
Segundo os especialistas, o alinhamento deve ser feito a cada 5.000 km quando o carro circular muito tempo em piso ruim. “Só recomendamos fazer o balanceamento quando for preciso desmontar os pneus ou se o motorista notar vibração nas rodas”, diz Araújo. “Também recomendamos não economizar com coisa pouca. Trocou os pneus? Troque também os bicos. Eles têm uma mola que trabalha com a válvula e que pode travar devido à ferrugem.”
O rodízio, que deve ser feito, no máximo a cada 15.000 km, tem de incluir o estepe, quando essa peça tiver o mesmo tamanho das demais. Guardá-lo é perder dinheiro. “A fábrica dá cinco anos de garantia. A partir disso, você já tem uma degradação de performance”, conta Magliano. Se o rodízio não for feito, os pneus do eixo da tração se desgastam mais rapidamente. Mesmo assim, se só for possível trocar duas peças por vez, coloque as novos na traseira. “A correção da dianteira é mais simples, se ela escorrega. O ideal é andar com os quatro bons.”