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Suspensão: saiba como mantê-la em dia
Manutenção

Suspensão: saiba como mantê-la em dia

Dirigir com cautela e fazer revisões periódicas são algumas ações que evitam o desgaste prematuro do sistema

16 de jul, 2014 · 4 minutos de leitura.

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 Suspensão: saiba como mantê-la em dia
Amortecedor é a peça mais importante do sistema e deve ser revisado a cada 10 mil km

A suspensão é um dos principais itens do automóvel, por influenciar em aspectos como a segurança. “Sua função é controlar as oscilações da carroceria, suavizando os movimentos produzidos pelas molas, proporcionando estabilidade, conforto e boa dirigibilidade”, explica o coordenador de treinamento técnico da Monroe, que fabrica esse tipo de componente, Juliano Caretta. “Os principais sinais de problemas na suspensão são ruídos e excesso de vibração na direção”, complementa. Entre as consequências, há desgaste excessivo e irregular dos pneus e prejuízo ao conforto e à dirigibilidade – e, neste caso, também da segurança.

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O motorista pode tomar alguns cuidados para não prejudicar a suspensão. “Evite trafegar em vias esburacadas”, diz o diretor de segurança e qualidade veicular da AEA, Marcus Vinicius Aguiar. “Passe por lombadas com o veículo reto. Isso preserva a originalidade da suspensão”, argumenta Caretta.


As peças que formam o conjunto de suspensão são amortecedores, coxins, buchas, bandejas, bieletas, molas, barras estabilizadoras e pivôs. A verificação do amortecedor, item mais importante do sistema, deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, em geral. “Fique atento ao que indica a fabricante no manual do proprietário do veículo”, afirma Aguiar.

Entre os defeitos mais comuns estão vazamento do fluido e perda de pressão na absorção de choques, no caso do amortecedor. Nos componentes de borracha, entre as falhas estão ressecamento ou ruptura. Nos articuláveis, o aparecimento de folgas é comum.

CUIDADOS E CUSTOS. Para o VW Gol 2012, o kit de amortecedores sai a R$ 493,20 (dianteiro) e R$ 418,16 (traseiro) na Caçula de Pneus (2973-0755). A mão de obra custa R$ 396. Para o Fiat Uno 2011, o preço é de R$ 1.084 (dianteiro) e R$ 510 (traseiro) na Auto Center Lopes (3689-6000). São mais R$ 260 de serviço. Para o Corolla a partir de 2008, cobra-se R$ 766,66 pelo kit dianteiro e R$ 458,10 pelo de trás na Caltabiano Toyota (3826-3017).


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