Thiago Lasco

12/09/2018 - 4 minutos de leitura.

Troque o filtro de cabine sozinho

Peça ajuda a manter a qualidade do ar no interior. Em alguns modelos, é fácil substituí-la

Serviço Crédito: Troca do filtro de cabine no Honda City (Foto: Thiago Lasco/Estadão)

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O filtro de cabine é uma peça simples com um papel muito importante. Ele previne a entrada de fuligem, gases tóxicos, poluentes e outros odores desagradáveis pelo sistema de ventilação do carro. Isso ajuda a garantir a boa qualidade do ar que se respira dentro do veículo.

O componente custa entre R$ 25 e R$ 50 em lojas de autopeças. Em alguns modelos, o acesso ao filtro é muito fácil, o que permite que sua troca seja feita em poucos minutos. Por isso, o serviço é o tema da sexta reportagem da série “Faça Você Mesmo”.

Também conhecida como filtro de pólen ou simplesmente filtro do ar-condicionado, a peça não tem uma periodicidade definida para troca. Isso porque sua durabilidade depende muito das condições de uso do veículo. Um ano ou 10 mil km é um intervalo razoável. Mas se a rotina incluir estradas de terra ou com muitos caminhões, é aconselhável fazer a troca na metade do tempo.

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Sem esse cuidado, o componente fica saturado e não consegue mais filtrar o ar da cabine corretamente. Isso provoca mau cheiro no interior do veículo e a perda de eficiência do sistema de ar-condicionado, já que o fluxo de ar pelos difusores se torna mais fraco. Esses, aliás, são dois indícios importantes de que é preciso substituir o filtro.

Além disso, nos ocupantes do veículo, a proliferação de fungos e bactérias pode desencadear ou agravar doenças respiratórias como rinite, asma e bronquite.

Como trocar o filtro de cabine

A localização do filtro dentro do veículo varia conforme o modelo. Nos Honda Civic e City, por exemplo, o acesso à peça se dá pelo porta-luvas – as fotos desta página mostram um City.


Nesse caso, é preciso liberar os batentes que limitam a abertura da tampa. O filtro está embutido em uma bandeja que lembra uma fita de videocassete. Basta retirar a tampa protetora e, em seguida, extrair o filtro e trocá-lo.

Em outros modelos, como alguns da Volkswagen, o filtro pode estar abaixo da grade de captação de ar que fica rente ao para-brisa. Já no Ford Fiesta o acesso é bem difícil, pois a peça fica embutida no console.

Na dúvida, o melhor é buscar orientação no manual do proprietário antes de se aventurar.


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