wi-fi
CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO

Vai viajar nas férias? Veja o que checar antes de pegar a estrada

Cuidados básicos antes de pegar a estrada são importantes para o bom andamento do passeio; manutenção corretiva pode impedir imprevistos

Por Redação 07 de jul, 2024 · 5m de leitura.

Com as férias chegando, é natural pegar a estrada para aproveitar os dias de folga. Contudo, antes de viajar — ou curtir a própria cidade —, é necessário fazer a revisão do carro. Afinal, a manutenção preventiva sempre é mais vantajosa do que a corretiva. E caso você não souber o que checar, o JC separou algumas dicas.

Ainda que o veículo não apresente nenhum problema, deve-se analisar todos os pontos a fim de prevenir eventuais problemas mecânicos. A princípio, fique atento ao prazo dado pelas montadoras para as revisões periódicas. Tudo está no manual do proprietário. Ademais, como a época de férias é um dos períodos com maior ocorrência de acidentes, além de prestar atenção ao volante, é preciso observar se há itens do carro que necessitam de reparos.

Itens do motor requerem cuidados

Daniel Teixeira/Estadão

check-list pode, assim, começar pelo motor. Cheque o óleo lubrificante, tanto o nível e tonalidade quanto os períodos de trocas. Caso necessite trocar, siga as especificações sugeridas no manual do carro. A devida troca, enfim, exime o veículo de problemas de lubrificação e refrigeração.

Preste atenção no sistema de arrefecimento. Se você tem a necessidade de colocar água no radiador com frequência, algo está errado. Portanto, leve o carro em um mecânico de confiança. Aliás, caso haja necessidade, sempre espere o motor esfriar para colocar água e aditivo. Isso, em síntese, evita choque térmico — e há perigo de queimaduras. É importante, também, verificar as correias do alternador. Caso apresentem ressecamento ou algum tipo de dano, resta a substituição como único caminho.

Verifique os pneus e demais componentes antes de pegar a estrada

Continental/Divulgação

Não caia na estrada com pneus carecas, murchos ou com bolhas. Preste atenção se há desgaste no componente. Caso haja, faça o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção. Seja como for, nunca é demais levar o carro a um centro automotivo para verificar o estado de amortecedores, molas, buchas e bandejas. E o sistema de freios requer cuidado com lonas, discos e pastilhas. Verifique ainda se está tudo em ordem com o fluido de freio.

Além disso, é bom estar com os limpadores de para-brisa em dia. Cheque tanto seu funcionamento elétrico como o esguicho de água. E não se esqueça das palhetas, que merecem atenção periódica e trocas anuais.

Por fim, não despreze o sistema elétrico do carro. É importante saber como está a bateria. Se o veículo apresentar problemas de partida, observe a situação do componente e do alternador. E não se esqueça de checar estepetriângulochave de roda e macaco. Tudo deve estar em perfeitas condições para caso de pane. Feito tudo isso, verifique a documentação do carro, abasteça (em postos de confiança, de preferência) e boa viagem!


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford Bronco Wildtrak é super jipe de 334 cv sem medo da lama

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.