Com os dias quentes do verão, o motorista deve ficar atento: o calor aumenta o risco de superaquecimento do motor. Para evitar aborrecimentos mantenha em ordem o sistema de arrefecimento, que inclui o radiador. A revisão é simples e barata: parte de R$ 120.
Formado por radiador, válvula termostática, mangueiras, bomba d’água, reservatório de água e ventoinha, o conjunto é responsável por manter a temperatura de funcionamento ideal do propulsor. A manutenção preventiva deve ser feita em oficinas especializadas.
“O ideal é que o proprietário do veículo faça essa revisão em intervalos de seis a oito meses”, recomenda o dono da Real Radiadores (2521-3429), na zona leste, Wellington Silva. “O serviço leva cerca de duas horas e meia.”
O próprio motorista deve conferir o nível do reservatório regularmente. Oscilações são um indício de vazamentos. Essa inspeção tem de ser feita sempre com o motor frio. Caso contrário, a pressão pode fazer o líquido fervente jorrar para fora.
A orientação de completar o nível do reservatório com água, por conta própria, divide as opiniões de especialistas e não é indicada por Silva.
“Alguns modelos levam apenas aditivos e outros podem usar água desmineralizada ou desionizada, em proporções variáveis. Essa informação não está no manual do proprietário. A água comum pode formar uma crosta de minérios no sistema. Isso pode comprometer peças como o radiador, a bomba d’água e o próprio bloco do motor”, ele alerta.
PREÇOS
Na Real Radiadores, a revisão do sistema tem preço a partir de R$ 120. O serviço inclui limpeza dos componentes e reposição do líquido de arrefecimento com os aditivos necessários. Nessa inspeção são verificados o estado de conservação das peças do sistema e a ocorrência de eventuais vazamentos.
As mangueiras podem estar rachadas ou ressecadas – a despesa com a substituição varia de R$ 30 a R$ 320, conforme o modelo do veículo. Se o radiador precisar ser trocado, devido ao acúmulo de sujeira ou furos, o custo pode variar entre R$ 240 e R$ 1.800.
FERVEU. E AGORA?
Ao trafegar com o veículo, fique atento ao marcador de temperatura do motor no painel de instrumentos. Se o ponteiro atingir a faixa vermelha ou a luz espia acender, dois sinais de superaquecimento do propulsor, é preciso desligar o carro imediatamente.
Isso evitará a queima da junta do cabeçote e, mais grave, o travamento dos pistões – que ocasiona o que se chama popularmente de “fundir o motor”. Nesse caso, a única solução é fazer uma retífica, despesa que pode ultrapassar os R$ 10 mil nos modelos mais caros.