Você está lendo...
Veja os níveis de blindagem de carros
Notícias

Veja os níveis de blindagem de carros

Padrão utilizado no mercado brasileiro, IIIA pode suportar até disparos de armas de 9mm

24 de jun, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja os níveis de blindagem de carros
Níveis variam para diversas munições

Há tempos o aço vem sendo substituído por materiais mais leves na blindagem veicular. Os polímeros (material muito resistente composto por cadeias sequenciais de macromoléculas), como a aramida, têm, como vantagem principal o menor peso, sem comprometimento da proteção. Mas as novidades não param de chegar.

Uma das soluções que deverá estar no mercado a partir de 2018 é a liga (ou resina) reativa. “Inspirado na couraça de carros de combate e apresentado discretamente em 2013, durante seminário no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, esse composto ‘empurra’ para fora mesmo o impacto gerado pela explosão de granadas de 40mm e de munição 7.62 mm perfurante”, afirma Roberto Godoy, jornalista do Estadão especializado em assuntos militares.

Publicidade


Por ora, além da aramida, os conjuntos mais modernos incluem vidros até 20% mais leves que os blindados convencionais – é também uma espécie de sanduíche, com resina entre as lâminas. “Recentemente lançamos a blindagem Premium, que reduz o peso em até 30%, ou 80 quilos, sem comprometer a proteção”, diz Rafael Barbero, da Avallon.

Ele se refere à blindagem de nível IIIA, que se tornou uma espécie de padrão no mercado nacional e tem o maior grau de proteção disponível para uso civil no País. É capaz de suportar disparos de armas como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e Magnum .44 (confira no quadro).


De acordo com Barbero, as mantas não têm emendas, não formam pontos vulneráveis e revestem mais de 90% da carroceria. Pontos mais críticos, como colunas dianteiras e centrais, recebem aço balístico. “A blindagem premium parte de pouco mais de R$ 50 mil, dependendo do veículo”, afirma.

A DuPont também aposta na aramida para blindagem veicular. A gigante americana da área química, que fabrica e oferece o produto com o nome comercial de Kevlar, tem o Armura – a proteção do veículo utiliza apenas o polímero.

O preço é seu principal apelo. Para carros como os Chevrolet Agile e Vectra, além do Honda Civic, parte de R$ 21.950. Pesando cerca de 90 quilos, essa blindagem tem proteção nível 1 e suporta apenas disparos de armas como revólveres de calibre 22 e 38, por exemplo.


Há também a blindagem nível III, mas seu uso é restrito e, assim como as demais, requer autorização do Exército. Resistente até a disparos de metralhadoras M60, com munição calibre .30, a nível IV é de uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado no País.

Deixe sua opinião