Você está lendo...
Volkswagen terá rival para Cobalt
Legislação

Volkswagen terá rival para Cobalt

Novo Santana terá estreia mundial em novembro, durante o Salão de Gangzhou, na China. Por aqui, ele chega em 2014 para concorrer no segmento entre o do Voyage e o do Jetta

05 de set, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Volkswagen terá rival para Cobalt

O sucesso do Chevrolet Cobalt está atraindo outras montadoras. A próxima a utilizar a receita de sedã derivado de carro compacto, mas com espaço de médio, será a Volkswagen. O modelo escolhido para fazer esse papel é voltado para mercados emergentes. Trata-se do novo Santana, cuja estreia mundial será no fim de novembro, durante o Salão de Gangzhou, na China.

Fotos do sedã foram publicadas recentemente na imprensa europeia. O carro foi flagrado na China, onde começa a ser vendido em 2013. Aqui, chega em 2014, e será feito em São Bernardo do Campo (SP).

Ele é o produto que está inserido no montante que a VW conseguiu com o BNDES para fabricar dois carros na cidade do ABC paulista. O outro é o hatch Up. Por aqui, o sedã deve se chamar Santana, nome de um modelo produzido no Brasil até 2006.

Publicidade


Na imprensa internacional, há diversas especulações sobre a plataforma do novo Santana. A mais provável é que ele usará a PQ25, mesma do Polo europeu.

O Santana, aliás, deve substituir o Polo Sedan no Brasil – aqui é vendida ainda a versão antiga do carro, feita sobre a plataforma PQ24. Em relação ao três-volumes atual o novo oferece mais espaço interno e menos sofisticação, para seguir a receita de seus rivais. O preço inicial deverá ficar acima dos R$ 40 mil.

Categoria – No Brasil, o segmento de “sedanzinhos anabolizados” surgiu no fim de 2007, com o super popular Renault Logan. No ano passado, Chevrolet e Nissan sofisticaram um pouco a categoria, com Cobalt e Versa, respectivamente. São carros mais equipados e com motores acima de 1.0 – e também mais caros.


A Fiat entrou na brincadeira no início deste ano. Manteve o velho Siena em linha, com motor 1.0, e lançou uma nova geração, batizada de Grand Siena. Para esta há somente versões com propulsores 1.4 e 1.6.

(Quer dirigir um Audi R8 e ganhar ingressos para camarote VIP para a 6 Horas de São Paulo? Participe do concurso cultural “Minha Paixão por carro”. Saiba como em https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião